terça-feira, 5 de abril de 2011

Como anda a saude do idoso?

A saúde na melhor idade é ignorada pelo governo. Muitos idosos sem condições de pagar hospitais particulares recorrem ao Sistema Único de Saúde, (SUS), e se deparam com hospitais em situação precária, atendimento mal realizado pelos profissionais que deveriam ser capacitados, falta de assistência, remédios e longas esperas nas filas para cirurgias. Muitos idosos acabam até morrendo nestas filas, em minha opinião, vitimas do descaso da saúde pública e da frieza dos profissionais responsáveis.
Outros idosos, com condições um pouco melhores, adquirem caríssimos planos de saúde para garantirem uma “boa” saúde, mas acabam enfrentando planos que dizem não dar assistência a certos serviços no momento em que os idosos mais precisam como cirurgias, consultas urgentes, colocação de próteses e vários outros serviços relativamente caros. No meu ponto de vista, além dos problemas de saúde, os idosos ainda precisam enfrentar desgastes físicos e emocionais, quando precisam recorrer à justiça para ter seus prejuízos ressarcidos, o que nem sempre acontece, ou demora anos para acontecer.
Em resumo, o descaso e a omissão com a saúde do idoso continuam e continuarão acontecendo enquanto a justiça não fizer valer as leis e estatutos que garantem a saúde e o bem-estar da população idosa no Brasil, e continuar fazendo “vista-grossa” aos desvios de dinheiro público que nossos governantes fazem para construir castelos, comprar carros caríssimos, enviar para contas fantasma no exterior e sustentar o luxo de suas famílias fúteis.

Mariana Santana Vicentin

4 comentários:

  1. muitos idosos por falta de dinheiro, as vezes ficam sem poder pagar um hospital para se tratar então recorrem ao SUS e se deparam com hospitais precários, sem atendimento prioritário, e muitos idosos de tanto esperarem acabam até mesmo morrendo nesses lugares. Outros idosos com melhores situações pagam planos de saúde "caros" e ainda não tem a assistência necessária, mas como, tem boas condições são atendidos sem a necessidade de enfretar filas. Isso é o descaso que os idosos sofrem nos hospitais.

    Gustavo Henrique da Silva. 3°b2

    ResponderExcluir
  2. o idoso ta sendo esquecido pela sociedade, principalmente pelos orgãos federais, indiferente a classe social. prova disso são os planos de saude, que apesar de serem caros os idosos não recebe o tratamento como os jovens e crianças, atendimento muitas vezes não diferenciados.

    Izabela vieira lima de oliviera. 3°b2

    ResponderExcluir
  3. também existe muitos idosos que não tem uma boa renda e que não podem pagar uma boa saúde!
    Carolina Cordeiro 3°B2

    ResponderExcluir
  4. Esses dias perguntei pra uma idosa o que voce tem a reclamar? e ela disse: A SAÚDE. os hospitais ignoram os idosos, muitas vezes encontram hospitais lotados em situações precárias, acho que os nossos governantes devem olhar e ajudar, pois foram eles que os colocaram no poder.

    Raquel França 3ºB2

    ResponderExcluir