terça-feira, 5 de abril de 2011

Preconceito contra idoso, por que é manifestado?

Em nosso meio existem muitos idosos, uns com mais condições que os outros, porém, o que nos interessa saber é se todos idosos são tratados como merecem,será que todo mundo tem carinho por um idoso?
Nem todas as pessoas têm preconceito contra idosos, mas, sabemos que algumas pessoas não entendem que os idosos têm necessidades especiais e temos que prestar ajuda a um idoso e não questioná-lo ou ficar com preconceito. Vemos nas ruas ou ate mesmo famílias criticando o idoso, muitas vezes porque ele precisa de uma ajuda, foi publicado na internet em um site sobre idosos que o preconceito contra o idoso é manifesto com freqüência, pela falta de sensibilidade e compreensão, e com isso percebemos que o ser humano não tem ao menos um pouco de compaixão e nem se sensibiliza com as dificuldades do próximo.
Sabemos que um dia vamos envelhecer: ficar com cabelos braços, rugas e etc. então temos que parar, refletir e começar a respeitar o idoso. Todos nos quando criança ouvimos dos nossos pais para respeitar os mais velhos, então já está na mais do que na hora d agirmos ao invés de continuar ouvindo esse antigo conselho.

GUSTAVO HENRIQUE 3°B2
JOAQUIM DE LIMA

13 comentários:

  1. Parabéns Gustavo, texto ta muito bom!
    Karla Karolina 3°B2

    ResponderExcluir
  2. é verdade o preconceito contra o idoso começa quando as pessoas olham a situação financeira do dele, mais o que tem que ser é que todo idoso é igual e todos um dia serao idosos e merecem respeito e proteção.
    E se temos liberdade de expressão então devemos é mais que dizer que OS IDOSOS MERECEM RESPEITO E DIGNIDADE.

    Raquel França 3ºB2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. yes i love ieu moro em eua e adorei o brazil to aprendendo fala portugues i love sei racismo no brazil <3 <3

      Excluir
  3. muito bem, vou pegar pra mim.

    ResponderExcluir
  4. O preconceito contra o idoso está presente nessa sociedade e, com frequência, é manifestado pela falta de sensibilidade e de solidariedade, numa atitude em que torna depreciativo o destino inevitável de todos nós: sermos testemunhas do tempo.
    Envelhecer é o exercício de viver, tanto que nas sociedades orientais é entendido como sabedoria. De forma oposta, no ocidente, é notado pela alteração de algumas funções orgânicas. O próprio adjetivo “velho” nos dicionários figura como: obsoleto, antiquado e gasto pelo uso, mas esquecemos de que na linguagem coloquial “meu velho” traduz camaradagem, confiança, amizade e companheirismo – este é o real significado do envelhecimento.
    Na sociedade atual, em que o tempo e a velocidade ditam a ordem e a intensidade das relações, o idoso tem seu próprio ritmo, o que não quer dizer que seja menos competente. Existem limitações sim, que são plenamente superadas pela experiência. Ver o idoso como problema é ter uma visão míope do próprio futuro.

    ResponderExcluir
  5. gostei muito sobre o que voce falou com o preconceito contra os idosos voce estar de parabens gustavo henrique

    ResponderExcluir
  6. eu adorooooooooooooo de montaooooooooo os idososssssss assinado:debora raquel pereira cardoso.(8...<3...;)

    ResponderExcluir
  7. eles sao tao fofossssssss;)debora raquel pereira cardoso

    ResponderExcluir
  8. eu tambem gostei muito do que vc falo sobre preconceito...debora raquel pereira cardoso.

    ResponderExcluir
  9. eu tenho um colega que nao gosta muito de idoso...debora raquel pereira cardoso

    ResponderExcluir
  10. Como conviver com o idoso

    Ivone Boechat (autora)

    1- Nunca pergunte a um idoso: qual é o segredo de viver tanto assim? Porque a pessoa não vai lhe convencer ou vai dizer que não sabe a resposta. Quem vai adivinhar como se vive anos e anos, com tanta virose, corrupção, mentira, tapeação, bala perdida, exploração... ruindade!
    2- Nunca telefone ou visite um idoso entre 12:00h e 16:00h. TODO idoso gosta de descansar nesse período sagrado.
    3- Jamais conte um problema ao idoso. Ele vai poder ajudar? Também não seja o problema do idoso: é covardia. Ele não vai ter como se defender.
    4- Nunca interfira na decisão do idoso: se ele decidiu ser enterrado ou cremado. Não fique reclamando do preço da cremação, do túmulo..Nem fique agourando e perguntando o que a família deve escrever por cima do túmulo.
    5- Nunca diga ao idoso: essa história você já me contou dez vezes. Diga a ele que a história é interessante e o ajude a resumi-la. Ele vai entender que a história é conhecida!
    6- Não estimule o idoso a se lembrar de um fato que lhe cause sofrimento. Desvie sempre a tristeza para o lado bom de tudo.
    7- Não explore a disponibilidade do idoso, lembre-se que ele já trabalhou muito e hoje não tem mais resistência, saúde e vigor para tomar conta de problemas e cachorros... dos outros. Deixe em paz o cartão bancário com o pagamento da minguadíssima aposentadoria. Vai à luta!
    8- Mude o canal da TV quando o assunto é desgraça!
    9- Ao visitar o idoso, leve algo que lhe faça bem à saúde: boa conversa, estímulos, boas notícias... palavras cruzadas, linha para crochê... uma fruta que ele possa consumir... um livro. Nas festas de aniversário e Natal, seja criativo! Chega de tanto pijama e chinelo.
    10- Lembre-se: a pessoa idosa tem todo direito à felicidade e não vai ser você que vai atormentar os derradeiros dias da vida de ninguém. Exercite a gratidão, o perdão, a solidariedade e chega de despejar lixos de traumas, tristezas antigas e carências na caçamba que a vida cismou de colocar na porta de quem lutou tanto para resistir às intempéries.

    ResponderExcluir