segunda-feira, 11 de abril de 2011

Respeito com os cabelos brancos

É redundante falar que o idoso sofre preconceito, na sociedade e até na própria família. Afinal, qual o nosso problema com a velhice, se sabemos que o ser humano nasce, cresce e morre?Sem dúvidas, só não envelhece quem já morreu.
O preconceito contra o idoso está presente na nossa sociedade, por exemplo, o idoso tem atendimento preferencial, ou está em algum lugar é tratado de forma exclusiva e o motivo é por ser idoso. O preconceito é uma atitude que torna depreciativa o destino inevitável de todos nós: ficar velhos também.
Segundo o presidente do Serasa Elcio Aníbal de Lucca "Envelhecer é o exercício de viver, tanto que nas sociedades orientais é entendido como sabedoria”. Porém no Brasil envelhecer é sinônimo de se tornar ainda mais chato, doente, reclamão e principalmente excluído. Mas, poderia ter um significado diferente, como a linguagem coloquial" meu velho", que traduz camaradagem, confiança, amizade e companheirismo este é o verdadeiro significado de envelhecer.
É preciso conscientizar a sociedade de que o idoso sofre com o preconceito, o que pode ocasionar segundo os psiquiatras a depressão, o que faz o idoso sentir-se desprotegido, na solidão e que em casos graves pode causar até óbito.
Concluindo, quero afirmar que o governo deve continuar tomando medidas para conscientizar nós cidadãos sobre o preconceito e garantir aos idosos a qualidade de vida, que por sinal é um direito conforme afirma O Estatuto do Idoso. E quando alguém apresentar qualquer tipo de preconceito com o idoso lembre-se de falar uma frase: velho é o seu preconceito.

Aluna : Atieli Pena Nogueira Nº: 07 3ºB2 Joaquim de Lima Avelino

4 comentários:

  1. Todas a pessoas tem que ter respeito pelos idosos pois eles ja foram jovens um dia .



    Karla Karolina

    ResponderExcluir
  2. Todos devemos respeitar os idosos, pois de serta eles comtribuiran para a fomação da sociedade.



    Fernando Henrique

    ResponderExcluir
  3. "..envelhecer é o exercício de viver.." disse TUDO, nós nascemos, crescemos e morremos, é o dever de todo cidadão respeitar cada uma destas fazes.

    ResponderExcluir
  4. "..envelhecer é o exercício de viver.." disse TUDO, nós nascemos, crescemos e morremos, é o dever de todo cidadão respeitar cada uma destas fazes.

    Raquel FRança 3ºB2

    ResponderExcluir