quinta-feira, 5 de maio de 2016



Sistema prisional brasileiro, escola do crime!

Amábile Castro da Silva.

No Brasil, as notícias de corrupção dos agentes penitenciários, rebeliões e fugas dos apenados estão cada vez mais comuns. Sou contra esse sistema prisional, pois o que deveria ser um instrumento de ressocialização do condenado funciona como uma escola do crime.
O King´sCollege, referência internacional de estudos penitenciários da Inglaterra, classifica o Brasil como a quarta maior população carcerária do mundo. Esse é um dado muito preocupante para o país que se encontra com o sistema penitenciário falido, e a desestrutura e as faltas de espaço físico nos presídios fazem com que as celas fiquem superlotadas, não comportando tantos presos gerando um ambiente degradante e pernicioso.
O ambiente ocioso contribui para que os presos organizem facções criminosas e com o uso de celulares comandam o crime dentro e fora da prisão, além disso, ocorrem brigas e mortes dos presidiários dentro da própria cela.
Portanto, penso que criar um  novo modelo de sistema prisional agrícola, com medidas educativas e assistência técnica profissionalizante, pode ser uma saída para esse sistema que vigora, garantindo dessa maneira, aos presidiários os subsídios legais e necessários para serem reinseridos  na sociedade.

2 comentários:

  1. Concordo em todas as partes que expôs sua opinião. Realmente o sistema prisional não possibilita novos meios de ressocialização entre os detentos, e isso é uma perda muito grande para a sociedade, pois imagine quantos indivíduos são perdidos para o mundo do crime e na prisão em vez de melhorarem se tornam piores? Milhares. Isso é assustador! O sistema prisional realmente deve ser mudado, com a implantação de medidas educativas e assistências técnicas profissionalizante acho que os resultados seriam diferentes para com os indivíduos ao serem na sociedade, como foi citado no seu artigo.

    ResponderExcluir
  2. Concordo em todas as partes que expôs sua opinião. Realmente o sistema prisional não possibilita novos meios de ressocialização entre os detentos, e isso é uma perda muito grande para a sociedade, pois imagine quantos indivíduos são perdidos para o mundo do crime e na prisão em vez de melhorarem se tornam piores? Milhares. Isso é assustador! O sistema prisional realmente deve ser mudado, com a implantação de medidas educativas e assistências técnicas profissionalizante acho que os resultados seriam diferentes para com os indivíduos ao serem reinseridos na sociedade, como foi citado no seu artigo. *

    ResponderExcluir