quinta-feira, 5 de maio de 2016



A falta de estrutura e a superlotação

Fabíola Rosa Costa

 O sistema carcerário no Brasil,não e um assunto tão discutido como a política e a dengue mas não deixa de ser lembrado. No meu ponto de vista a maioria das pessoas que ficam presas, é esquecida.
Sem duvida a falta de estrutura dos presídios e muito grande ,a higiene e um dos casos sérios,com isso surgem mais problemas como a super lotação .Quando falamos dos presídios a primeira coisa que nos vem a cabeça ela superlotação a falta de higiene e as doenças e o risco que isso traz aos presos.
Segundo uma reportagem do jornal Brasil TV, as celas das delegacias estão lotadas e muitas vezes  presos,não tem onde fazer suas necessidades,o espaço nas celas e pouco,e por isso muitos dos presos são algemados nos bancos da delegacia.,Sem conta as doenças que tudo isso traz ,como a leptospirose e a tuberculose. Essas doenças não atinge somente os presos mais quem tiver contato com eles.
Como eu já disse no inicio, se o assunto tivesse no auge, jamais os presos iam passar, por todas essas necessidades. Além disso tem a questão do agente penitenciário em que o salário e pouco, por isso há poucos, profissional na área. Consequentemente muitos acabam se aliando aos presos que tem condições financeiras de dar ao agente aquilo que o estado deveria pagá-los. Em troca os agentes da regalias e lhes oferece uma vida de ostentação e lazer.
Para finalizar, vimos que o descaso com os presídios e muito grande , essas pessoas que ficam presas muitas vezes são esquecidas. E tudo isso faz com que o descaso aumente esquecendo-se deles, como se fossem indigentes.


11 comentários:

  1. Concordo com você,esse assunto deveria ser mais conversado e discutido,os presos mesmo estando errados deveria ter um ambiente aonde eles possam viver sem ricos de doenças terríveis. Esse problema é pouco conversado, pois não é um motivo só que faz com que as cadeias fiquem superlotadas,pois esses casos de réus provisório contribui para que as cadeia fiquem cheias,não existe justiça suficiente para que esses crimes sejam solucionados,sendo assim as cadeias vão continuar lotadas e em piores condições

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Concordo!
    O sistema carcerário é um assunto preocupante, pelo fato de faltar muitas coisas onde o presidiário vive.
    Parabéns pelo seu texto.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo! Creio que o problema não seja ser divulgado pela mídia e sim não ter os olhares atraído de pessoas que podem melhorar essa situação, pois quantas vezes reportagens se passam na TV, mas pode se passar tempo que ao voltar no mesmo lugar não melhorou nada e até pode estar pior. Você relatou muito bem seu ponto de vista em relação ao tema. Parabéns!
    Por: Bianca

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente, como vemos nos jornais, a superlotação na maioria das prisões brasileiras, a falta de estrutura vem se tornando algo cada vez mais coungrente, algo que precisa ser solucionado.
    Muito bom o seu texto, muito bem grafado, parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Concordo! Pois tinham que ter bem mais espaços para acomodar todos, e assim a superlotação vira um problema no País todo, mais para muitas pessoas acaba não tem muita importância.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Concordo em algumas partes, porém esses bandidos matam, roubam e traficam. Depois quando vão para as prisões e ficam la sem trabalhar comendo comida às nossas custas e reclamando que as condições são precárias.Em minha opinião eles não tem direito de ficar reclamando não,(além de alguns casos serem preocupantes, em relação a higiene)pois são tratados com respeito em relação ao tratamento que os mesmos tem com as vitimas.

    ResponderExcluir
  11. Concordo , Pois esse assunto deveria ser mais abordado, Pois é Muito preocupante , fora a falta de estrutura dos presídios. Parabéns Pelo artigo ótimo tema abordado .

    ResponderExcluir