quinta-feira, 5 de maio de 2016



Roube que você será punido!

Clara Dutra Bergamini, 3ºB1.

O sistema carcerário no Brasil é conhecido especialmente por suas deficiências, como a insalubridade e superlotação das celas, fatores que auxiliam no aumento de leptospirose e no contágio de doenças. Por causa destes acontecimentos, a prisão não é lugar para morar e sim o réu cumprir sua pena de acordo com a decisão judicial, por isso já foi classificada como medieval pelo próprio ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Uma pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Justiça, revela que nos últimos cinco anos o número de carcerário subiu para 37%, sendo assim o Brasil está classificado como a terceira maior população carcerária do mundo. O problema maior é a superlotação nas celas, e já há várias cadeias no Brasil, que não aceitam presidiários, por isso foi criada em 2011 a Lei 12.403, com o objetivo de acabar com a superlotação, os presidiários que cometiam crimes leves, tinha à prisão provisória e podiam cumprir a pena em casa, mas teriam que pagar fiança e ficar sendo monitorado, o que causaria uma sensação de insegurança para a população.
Existem outros problemas, como as doenças adquiridas pelos presos dentro da prisão, principal é a leptospirose e a aids que é transmitida com o uso de drogas injetáveis. Estas doenças que são adquiridas na prisão, causam perigo de morte aos acusados, pois a falta de médicos e dificuldade de levar até ao hospital.
Por isso é necessário que exista investimento reais dos governos, leis cumpridas, contratação de mais agentes penitenciários e policiais militares. Se houvesse algo para fazer quando os réus saíssem da prisão, com a consciência de não cometerem mais crimes, a sociedade ficaria melhor. E nosso pais teria menos criminalidade.




Um comentário:

  1. Concordo o nosso país é muito fraco em relação à isso, os presos saem para cometer mais crimes pois sabem como funciona nossas leis e até são motivos de piadas, ótimo ponto de vista adquirido parabéns!
    Por: Bianca

    ResponderExcluir