quinta-feira, 5 de maio de 2016



A realidade do sistema penitenciário brasileiro.

                                                        LETÍCIA ROBERTA CURTOLO   3°B1

Os presídios brasileiros não fornecem recursos adequados aos presidiários. As celas estão superlotadas, as instalações de esgoto são mal projetadas, não tem higiene, o que contribui para doença. Diante desse situação, a prisão deixa de combater a criminalidade, e passa deixar os presos mais revoltados, e muitos saem pior do que entraram.
Com essa falta de investimento no sistema carcerário, os políticos vêm criando projetos e leis com intuito de promover a privatização dos presídios, que consiste em tirar da administração pública, a obrigação de cuidar dos presos e passar para empresas privadas. A privatização seria um caminho na ser tomado pela administração pública, pois assim desafogaria parte do trabalho estatal na condição dos presídios.
Segundo dados oficiais (CNJ/DPN), no Brasil havia 451.219 presos em 2008, 2009 esse número atingiu 473.626 e em 2014 chegou a quase 565.00. Como afirma o site g1.Globo os dados tem de aumentar a cada ano.
A construção de novos presídios não é compatível com o número da criminalidade, isto porque a administração pública não tem destinado recursos suficientes para equilibrar a balança, o que causa a superlotação, como diz no site Instituto avante brasil, as prisões brasileiras abrigam 274 mil detentos por 100 mil habitantes.
Outro grave problema do sistema carcerário, são as rebeliões e as fugas dos presos. E maioria dos presídios estão com estruturas precárias, celas danificadas e funcionários desqualificados e mãos treinados para o cargo de evitar as fugas.
Ao analisar todo esse cenário, cheguei a conclusão de que medidas simples devem ser tomadas, como programas educativos dentro dos presídios, combater a violência entre os presos, fornecer educação, programas de trabalho. A construção de novos presídios seria a resolução do maior problema do sistema carcerário que é a superlotação. Outra maneira de resolver a superlotação acaba sendo radical, que seria a pena de morte, porém além de ser um assunto polêmico e proibido pela constituição brasileira.


8 comentários:

  1. Concordo em partes com seu texto, visto que não é tão simples implantar medidas como educação dentro dos presídios, sabendo que muitos não querem a reeducação e o governo alega falta de dinheiro e o já funcionamento dessa função.
    E outro é que a pena de morte não seria a solução, pois o Brasil não tem condições de manter essa medida, se tivesse pesquisado mais, saberia que o processo de julgamento brasileiro é lento e com isso um presidiário levaria até 20 anos para ser condenado, assim não surtiria efeitos. Além disso, geraria ainda mais questões de injurias raciais, pois quem tem dinheiro sairia e se livraria da pena de morte e quem não tem morreria, portanto, morreria o pobre e morreria o negro, pois também seria ainda mais inflamado a questão do racismo em nosso país.

    ResponderExcluir
  2. Existe racismo no seculo que vivemos claro, mais também existem pessoas inteligente,que preferem não entrar em caminhos ruins, tudo e escolha, a pena pra qualquer crime é a mesma pra todos, sem excessão! Sobre a pena de morte Letícia acho que você quis dizer que seria uma POSSIVEL solução e não que você é a favor dela.Na minha opinião seu texto foi digno e aposto que obteve muitas informações para construir o SEU ARTIGO DE OPINIÃO, e escreveu baseado no que leu e entendeu ! Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Laura em certas partes, mas outras não, pois escreveu oque entendeu, mesmo que nao tenha pesquisado MUITO afundo mas estamos aqui para aprender, ninguem aqui é doutor/perito em nada.

    ResponderExcluir
  4. Concordo em partes. Atribuo a essa ideia de programas educacionais e programas de trabalho aos presidiários. Mas, não vejo que a construção de novos presídios e a pena de morte sejam soluções para o problema!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seu texto. Concordo plenamente com sua OPINIÃO, pois pena de morte seria uma solução para o Brasil. Mas pelo fato do Brasil ter um péssimo governo, pena de morte nao pode ser aprovada nesse pais. Mas nao podemos dizer que pena de morte nao seria uma boa solução, ou que nao iria funcionar novamente no Brasil. Essa ideia de pena de morte ja foi usada algum tempo no país, mas nao funcionou. Pois é um processo muito lento. Mas a minha OPINIÃO é aprovar a pena de morte,pois as pessoas merecem receber de volta tudo aquilo que fazem. Vemos que nos países onde aprovam essa lei, são países onde a criminalidade nao esta presente, porque as pessoas tem medo da morte... #PenaDeMorte tem que ser aprovada sim 😘

    ResponderExcluir
  6. Muito bom seu texto. Concordo plenamente com sua OPINIÃO, pois pena de morte seria uma solução para o Brasil. Mas pelo fato do Brasil ter um péssimo governo, pena de morte nao pode ser aprovada nesse pais. Mas nao podemos dizer que pena de morte nao seria uma boa solução, ou que nao iria funcionar novamente no Brasil. Essa ideia de pena de morte ja foi usada algum tempo no país, mas nao funcionou. Pois é um processo muito lento. Mas a minha OPINIÃO é aprovar a pena de morte,pois as pessoas merecem receber de volta tudo aquilo que fazem. Vemos que nos países onde aprovam essa lei, são países onde a criminalidade nao esta presente, porque as pessoas tem medo da morte... #PenaDeMorte tem que ser aprovada sim 😘

    ResponderExcluir
  7. Excelente texto, Letícia! Concordo com você em todos os aspectos, creio que a pena de morte seria sim a solução para perfazer com o problema mencionado. Porém, sabemos que apesar de abolida, ainda tem aplicação prevista no Brasil. (Espero/ esperamos que obtenha aprovação futuramente).

    ResponderExcluir
  8. Concordo com você Leticia, pena de morte seria sim uma solução, iria garantir que um criminoso não cometesse mais um crime.Eles matam, estupram, traficam, e alguns fazem muitos assassinatos, ai passam um tempo na cadeia ou pagam a fiança e são liberados, e voltam a cometer o mesmo crime, não vejo outra solução senão a pena de morte.. Texto ótimo!

    ResponderExcluir