quinta-feira, 5 de maio de 2016



Cadeia é só um hotel

                                                                          GUILHERME FERREIRA DE OLIVEIRA 3°B1

O que descreve o sistema penitenciário brasileiro e o artigo decreto-lei N 09-A/82. Dispõe sobre o estatuto onde diz que o sistema tem como objetivo da ressocialização, educação, e a referente punição ao seu direito. Mas não é assim que funciona, o sistema carcerário, ele é uma imitação americana, uma cópia mal feita, pois é um sistema falho, onde preso recebe alimentação melhor do que muitos trabalhadores, segurança falha.
Detentos reclamam em todo o território brasileiro, dá má alimentação, do tamanho da cela, que não é compatível com o número de presos. E o modo em que são tratados, reclamam principalmente do saneamento, que deveria ser básico.Não vejo detentos com direito de reclamar dos diretores de presidio, mas tem o direito de reclamar e se queixar com o governo, no qual estipula as regras e verbas, pois nessas condições e impossível educar e ensinar algo bom a esses infratores.
O grande agrupamento em celas se dá as leis fracas, onde colocam infratores para se torna piores ainda, e no final não são educados e sim ensinados. Para melhorar o sistema carcerário brasileiro é preciso mudar o sistema de punição, que melhorando um sistema, se melhora todos. Impor leis mais rígidas, como prisão perpétua, e com tempos maiores de prisão, assim os tais infratores teriam medo de praticar o errado. E as celas iriam melhorar, os grandes agrupamentos, e as condições de cada detento. É o medo que infratores precisam ter das leis e punições. O que descreve o sistema penitenciário brasileiro e o artigo decreto-lei N 09-A/82. Dispõe sobre o estatuto onde diz que o sistema tem como objetivo da ressocialização, educação.

10 comentários:

  1. Concordo, Guilherme ! É fato que muitas vezes o presidiário não se preocupa em estar preso ou não, pois ele sabe que não irá ficar muito tempo, por isso sou a favor da pena de morte, não em um país como o Brasil, mas em países desenvolvidos, onde a lei é rigorosa para julgar com igualdade a todos !

    ResponderExcluir
  2. Concordo em partes, Guilherme. De fato precisamos de um sistema de julgamento mais rigoroso. Mas, implantar mais leis? Nosso Código Civil está repleto delas, a dificuldade está na prática destas normas. Aliás, não se pode combater os crimes apenas com leis, mas com a implementação delas.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente, Guilherme!Bandido não tem direito a reclamar de nada! Eles negam os direitos humanos dos outros, não podem reclamar quando os direitos deles são negados. Aliás, os bandidos nas prisões são tratados com muito mais respeito do que tratam sua vítimas, nós, os trabalhadores! Só que a regra é dura, mas infelizmente é essa: uma vez bandido, sempre bandido.S-E-M-P-R-E! É muito difícil regenerar uma pessoa que não quer se regenerar. Por isso, não sou contra a pena de morte, pois acredito que ajudaria a reduzir a lotação dos presídios, (como mencionado acima) dando assim lugar a quem realmente ´pode ser´ recuperado.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Concordo em partes. Infelizmente, como você disse, as prisões atuais não ensinam nada de bom aos criminosos, pelo contrário, eles saem pior do que entraram. Muitas vezes a sociedade concorda com a situação deplorável em que eles vivem, porém temos que pensar que esses indivíduos retornarão ao convívio social. Por isso, é de extrema importância que as Penitenciárias cumpram com o objetivo ressocializador. Ao que diz respeito às leis, os infratores não tem medo por que elas não são aplicadas.

    ResponderExcluir
  10. Concordo com você porque acho que a prisão deveria ser um meio de educar para os presos não saírem de la piores do que o jeito que entraram.

    ResponderExcluir