quinta-feira, 5 de maio de 2016



O caos
Letícia Helena Andrade Araújo

   O Sistema Penitenciário brasileiro foi criado com o objetivo de punir e reintegrar o indivíduo á sociedade. Foi inspirado na prisão eclesiástica aplicada pela Igreja Católica, em que os religiosos que cometiam pecados eram isolados para que refletissem e se arrependessem de seus atos. Porém, atualmente no Brasil, o Sistema Penitenciário deixou de ser a solução e passou a ser um problema.
   Na Antiguidade as penas eram corporais e as prisões serviam apenas para evitar que os criminosos fugissem enquanto estavam sendo julgados. Somente em 1595, na Holanda, a privação da liberdade começou a ser aplicada como pena, e a partir do século XVIII as raízes do Direito Penitenciário começaram a se formar.
   Hoje, vemos que o descaso e a falta de investimentos do governo ao longo dos anos resultaram no caos em que se encontra o Sistema Penitenciário brasileiro. A superpopulação, por exemplo, é um problema comum nas penitenciárias brasileiras e segundo levantamento do site G1, o Brasil possui cerca de 200 mil presos a mais que a capacidade das prisões, que é de apenas 363.520 vagas. Esse excesso de detentos por cela é uma afronta aos direitos fundamentais, pois o art. 5º da Carta Magna assegura aos presos o respeito à integridade física e mental.
   Outro grave problema é a falta de higiene presente nas celas e corredores, que associada às condições de alimentação questionáveis, interfere na saúde dos detentos, levando-os a desenvolver doenças físicas e mentais.
Do mesmo modo, a violência nas penitenciárias ocorre frequentemente. Conforme levantamento de O Globo, canibalismo, estupros, esquartejamentos e decapitações são exemplos de punições que ocorrem entre os próprios presos. O que prevalece é a “Lei do mais forte”, ou seja, quem tem força ou poder governa os mais fracos.
   Em razão desses problemas o detento acaba recebendo uma dupla penalização, pois além de cumprir a pena terá que viver em um local precário e desumano. Por isso, penso que é de extrema importância que os problemas citados anteriormente sejam resolvidos, para que assim o sistema penitenciário cumpra seu objetivo ressocializador.

4 comentários:

  1. Concordo plenamente. Acho que todos merecem uma segunda chance, e as pessoas que são julgadas e vão para a prisão, "tentam" encontrar essa chance para se redimirem com a sociedade. Mas o que acontece é totalmente ao contrário, os próprios presos fazem a justiça dentro dos presídios e o individuo ao receber liberdade volta muito pior para o convívio em sociedade, pelo o trauma que sofreu. Esses problemas realmente devem ser resolvidos.

    ResponderExcluir
  2. seu texto ficou perfeito, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Super concordo com a ideia do texto. Além disso, aprendi com as informações iniciais do seu texto, não sabia como funcionava o sistema de punição na antiguidade.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você, as pessoas devem ter consciência de que alguns desses detentos merecem uma segunda chance porque eles não cometeram crimes muito graves, e eles podem melhorar só que se eles forem para essas penitenciárias provavelmente não vão cumprir a pena porque vão morrer, eu axo que as pessoas devem ajudar a melhorar esses lugares para que eles possam ter sua segunda chance.

    ResponderExcluir