quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O analfabetismo não é uma doença

Hoje em dia na sociedade da informação e do conhecimento nota-se a existência também de preconceito contra aqueles que não sabem ler nem escrever. É difícil não perceber como o preconceito aos analfabetos vem aumentando cada vez mais.
Em um momento de formação de analfabetos de jovens e adultos foi solicitada que as pessoas “ explicitassem” a primeira idéia que vem a mente quando ouvem a palavra analfabeto : “É alguém que não sabe ler nem escrever, é alguém que não é capaz, não é preparado, não é informado, não é humanizado não tem conhecimentos”, assim dia a autora do livro preconceito contra preconceito de Sandra Azerêdo.Muitos acham que só pelo fato de serem analfabetos não estão preparados para conviver com os alfabetos.
O analfabetismo não é uma doença. Os pais não podem ser responsabilizados por isso, por não terem influenciado a um interesse pela leitura. Porque muitos pais também não tiveram oportunidades para aprender a ler e escrever.
Portanto ser analfabeto em muitos casos não é uma opção, um motivo que levam a existência de pessoas analfabetas é a exclusão social, á pobreza e a fome, a dominação de classe e a ausência de direitos.


Nome : Danila Rodrigues de Oliveira

Um comentário:

  1. Sim concordo com tudo!
    As pessoas tem a mania de tirar conclusões precitadas sobre as pessoas analfabetas.
    Com isso elas acabam meio que excluindo os analfabetos da sociedade, ao mesmo tempo não percebem que apropria "exclusão" e responsável por milhares de pessoas analfabetas.

    A solução não é excluir, mas sim incluir e respeitar, só assim as pessoas analfabetas terão oportunidade!

    by: Leandro Richter

    ResponderExcluir