sábado, 30 de outubro de 2010

Desigualdade e Violência

Desigualdade e Violência

Por causa das desigualdades sociais, crianças e jovens pobres ficam expostas a violência física e vulnerável a ela, alguns seguem o caminho da criminalidade para conseguirem aquilo que almejam.
Acham que o dinheiro adquirido de qualquer maneira ira resolver problemas, mas acaba complicando mais, se o jovem roubar pode acabar morto por um delito que não deveria acontecer, que não vale o preço da vida.
Em alguns países os jovens estão morrendo cada vez mais por causa do aumento da violência. Há pessoas que acreditam que a pobreza ou a extrema pobreza tem ligação com a violência, de fato em alguns casos é verdade, mas o número de violência causado por pessoas de classe média também é alto. Na verdade a falta de oportunidades iguais é o que parece levar a criminalidade.
Em quatorze países há mais crianças morrendo antes dos cinco anos, No Brasil, 10% dos brasileiros mais pobres recebem 0,9% da renda do país, enquanto os 10% mais ricos ficam com 47,2%. Dados mostram que 15% das crianças brasileiras vivem sem condições sanitárias básicas. As áreas rurais do Brasil concentram a maioria das crianças carentes, com 27,5% delas vivendo em “absoluta pobreza”.
Temos que lutar para afastar nossos jovens da criminalidade e violência, e algumas das maneiras seria uma distribuição de renda mais justa, educação de qualidade e a geração de empregos para adolescentes a partir dos dezesseis anos, estimulando o jovem a construir uma carreira sólida para seu futuro, são as melhores formas de promover a cidadania. É direito do jovem e do adolescente ter oportunidades para construir sua vida.
Guilherme Teixeira Souza
3º B1 Outubro de 2010



Comunicação X União

No mundo em que vivemos o principal meio de comunicação é a rádio pois busca informações e passa para o povo. Ela serve como entretenimento: participação e divulgação de propaganda.

Desde tempo antigo a rádio é bem ouvida, ela transmitia novelas, jogos e outros programas, por isso se tornou grande em audiência e o meio mais viável de comunicação. Nessa época a rádio tinha um certo tipo de preconceito, porque as comunidades quase não tinham participações nos programas, já se falando hoje a rádio comunitária acolheu várias entidades com isso unindo várias racionalidades

Passaram-se os anos as rádios ficaram modernas, tendo participações e também divulgação das propagandas faladas ao vivo muita coisa mudou, antes era apenas uma ou duas pessoas em rádio, já hoje são várias pessoas trabalhando, cada um em um tipo de cargo, por isso a rádio se tornou o instrumento das informações pois transmite o que o povo quer ouvir.
Jhonata Patriko
3º B1



A saúde é que está em questão


Hoje o país vive numa grande falta de infra-estrutura, principalmente em relação a saúde, pois postos e hospitais públicos oferecem em virtude disso um mal atendimento, há falta de remédio e horas de esperas, fazem com que as pessoas se revoltem.
Está claro que o Brasil é um dos países mais frágeis na questão da saúde, embora tenha recursos para a melhoria dessa função. O problema é que os recursos não chegam ao devido lugar, havendo assim um desvio de verba. Os postos e hospitais públicos estão sem receber reformas em suas estruturas causando desconforto para os pacientes e com isso eles ficam expostos a mais doenças, pois em alguns hospitais o corredor é o local de atendimento.
Ouro Preto do Oeste não está longe desses fatos, pois os pacientes são mal atendidos, ignorados ao pedir uma informação, sem falar nas horas e horas de espera para serem atendidos ou até mesmo ser socorrido, pois a falta de especialistas é muito grande, o que é uma falta de respeito com a sociedade. A falta de remédios também é um dos problemas, em que muitos pacientes vão a procura nos postos e não encontram. Já que na farmácia o preço de alguns medicamentos é muito alto para a maioria da população.
Logo as pessoas ficam indignadas e se revoltam, começam a questionar o “ porquê ” desse mal funcionamento. A minoria vai atrás de respostas e outros não se preocupam, já estão acomodados e nem fazem questão de lutar pelo direito que possui.
Enfim, a saúde pública precisa ser melhorada por aqueles que governam o pais, aplicar mais recursos para que postos e hospitais tenham serviços de qualidade. Pois o cidadão precisa lutar por um direito que é seu, lutar por um pais melhor para todos.

Aluno: Taiauran
3ºAno

Nenhum comentário:

Postar um comentário