quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A internet está constante cada dia mais na vida das pessoas

A internet foi considerada uma das maiores invenções do século XX. Ao Criar uma rede de troca de informação a nível mundial a internet veio a encurtar a distância, assim as pessoas começaram a se comunicar em tempo real a um preço acessível, de certo lugar para qualquer ponto do globo.
Assim como a internet tem suas vantagens, ela tem também suas desvantagens principalmente para os jovens. E é fato preocupante a influencia que ela tem no desenvolvimento infanto-juvenil, uma vez que nos dias atuais, é cada vez mais freqüente o uso da internet por crianças e adolescentes que começam cada vez mais cedo a se interessa por jogos eletrônicos, salas de bate papo e todos os tipos de recursos da internet.
Brincadeiras antigas como soltar pipa, jogar bola, boneca, carrinho, esconde-esconde, pira, policia ladrão, etc., estão sendo esquecido cada dia mais e sendo substituídas pelo computador.
Alem de a internet ser uma má influencia, ela ainda e muito perigosa, pois nunca se sabe quem ou o que está do outro lado da tela. O anonimato é um dos principais problemas associado à utilização deste tipo de tecnologia.
Outro tipo perigoso de problema da Internet é o vício. Quando é utilizada indiscriminadamente, pode levar a numerosos abusos que podem levar ao vício. Deixa-se de ter vida social, passa-se a viver com e para a Internet.
Assim concluo que a internet esta tomando conta cada dia mais, e isso é sim muito prejudicial para o desenvolvimento da criança e do adolescente.


Joane Helen 3°B1





Drogas e aceitação

O uso de drogas no Brasil cresce mais a cada ano. Pesquisas indicam que 22,8% da população no Brasil Consome drogas, 49% das escolas estaduais tem problema com o consumo e o trafico de drogas segundo pesquisa feita em 5 capitais brasileiras.Os usuários de drogas estão em todas as classes sociais, desde o mais pobre até o mais rico, talvez por influência de programas de TV ou amigos.
Alguns adolescentes começam a usar a pedra de êxtase nas baladas, para ficarem mais animados e então se tornam usuários de drogas. Outros começam pela maconha, e quando essa não satisfaz mais, procuram por algo mais forte e então se tornam dependentes. 20.000 brasileiros morrem a cada ano em decorrência do consumo de entorpecentes ou de crimes relacionados ao tráfico.
Então surgi a dúvida do porquê desses jovens gastam seu dinheiro e sua saúde com drogas, e alguns, nem dinheiro têm e então entram para o tráfico, gangues e até roubam a própria família para alimentar o vício. Qual a razão disso? Se tornar mais popular entre os amigos ou tentar se igualar aos outros?
Pois querem descobrir o mundo de forma que chamam a atenção de outras pessoas, portanto eles pensão que a melhor forma de ser reconhecido e impressionar seus amigos usando drogas e entrando no trafico.
O adolescente tem a necessidade de ser aceito na sociedade, e busca de todos os meios essa aceitação, seja qual for o problema. A droga pode proporcionar popularidade imediata ao adolescente. O grande problema é que depois que se torna usuário, ficam viciados, os “amigos” se afastam, e então não conseguem mais parar sem ajuda de familiares. A melhor maneira de ajudar um dependente a se curar do vício é quando ele mesmo sente a vontade de se libertar, mas muitos não a procura ajuda, pois está testando a possibilidade de ser adulto, de ter poder e controle sobre si mesmo.
Prevenir é a melhor solução, isso tem que vir da educação que os jovens recebem em casa e na escola, com programas que mostrem a realidade de um viciado, e as muitas consequência à saúde mental, física e convivência na sociedade com as pessoas.
Driheli Sabrina.




GRAVIDEZ PRECOCE X PROBLEMA

Muitos são os questionamentos sobre a gravidez precoce, a sociedade tem mostrado sua preocupação quanto essa questão que gera conseqüências sérias, considerando a falta de preparo dos adolescentes para cuidar de um bebê e educá-lo.
Apesar de tantas informações a respeito, a gravidez precoce está tornando-se cada vez mais comum, levando em conta que os adolescentes estão iniciando a vida sexual muito cedo, e sem os devidos cuidados para evitar a gravidez.
A gravidez na adolescência envolve além dos problemas físicos, um descontrole emocional, gerando problemas sociais, como preconceito falta de estabilidade financeira, entre outros. Jovens de quatorze anos, por exemplo, não estão preparados para educar uma criança, muito menos assumir uma família, por não terem maturidade suficiente para assumir tanta responsabilidade.
Segundo uma adolescente que engravidou precocemente: “A minha vida mudou radicalmente, tinha apenas quatorze anos e não sabia o que fazer, meu ex- namorado não me apoiou, pelo contrário, ele queria que eu tirasse depois do que ele pediu, por só que fui em frente e no final meus pais me ajudaram, pode ter sido dó não sei, só sei que minha vida nunca mais foi à mesma, minha liberdade de adolescente simplesmente desapareceu.” (Joana, 18 anos, OPO, 2010). Se ela tivesse prestado a devida atenção nos conselhos dos país, teria prevenido uma gravidez indesejada.
Sabemos que o prazer momentâneo que os jovens sentem durante a relação, poderá transformar-se em uma situação desconfortável quando descobrem a gravidez, por isso a maioria dos rapazes não assume um compromisso sério e acaba abandonando as jovens, sem se importar com as conseqüências, o que causa um numero cada vez mais crescente de crianças revoltadas por não ter uma família bem estruturada.
Muitos pais sentem-se constrangidos em ter um dialogo aberto com os adolescentes, que por sua vez acham que os pais são caretas, e esse diálogo acaba não acontecendo, o que trás conseqüências sérias para a sociedade. Alguns especialistas afirmam que quando os jovens e pais têm companheirismo há uma baixa probabilidade de gravidez precoce e um pequeno índice doenças sexualmente transmissíveis. Por isso é tão importante que haja dialogo entre pais e filhos, professores e adolescentes como forma de esclarecimento.
É importante que os jovens saibam também que quando a gravidez é diagnosticada, a adolescente procure ajuda da família e comece o pré-natal, pois acompanhamento médico e o apoio da família é muito importante para que se tenha uma gestação tranqüila e assim possa nascer um bebe saudável.
Também é importante o acompanhamento com um profissional da área de psicologia para trabalhar o emocional da adolescente. Dessa forma ela terá mais segurança e mais conhecimento de como ser mãe, apesar de não ter maturidade para isso. Assim evita-se que a jovem entre em depressão, por achar que a gravidez significa o fim de sua vida.
“Não precisamos correr no tempo, pois todo tempo tem sua hora.”





Kelly Arantes N° 14
Série: 3°B1



Ouro Preto do Oeste – RO, 08/10/2010




Queimadas: um Problema Ecológico e Social



A prática de realizar queimadas para o preparo do solo vem provocando uma série de problemas de ordem ambiental, tais como: empobrecimento da terra, destruição da fauna e da flora e o aquecimento global, e em nossa região esse tipo de problema não é diferente, e está cada dia mais frequente.
Do meu ponto de vista as pessoas que realizarem queimadas devem ser punidas com multas, pois quando é realizado a queimada o solo perde nutrientes, além de exterminar todos os microorganismos que garantem a fertilidade do mesmo e dessa forma a fina camada da superfície fica empobrecida e com o passar do tempo a situação se agrava resultando na infertilidade da terra, contudo o agricultor não tem conhecimento sobre o assunto, pois eles garantem que queimar é a melhor forma de preparar o solo além de ser uma forma mais barata.
Agricultura e a pecuária extensiva (grandes áreas desmatadas para plantio e criação de gado) influenciam as queimadas e com isso ocorre uma grande perda de seres vivos da fauna e da flora, promovendo um profundo desequilíbrio ambiental. E quando essa pratica e utilizada os animais não tendo onde se refugiar, acabam indo parar na casa das pessoas. O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) já registrou invasões de cobras e outras espécies de animais na casa das pessoas e eles também são atropelados nas estradas no desespero de fugir do fogo. Penso que a população deve ter mais consciência, por que do mesmo jeito que sofremos com as queimadas os animais também sofrem, pois o fogo destrói seu habitat deixando-os sem defesa alguma.
O aquecimento global é outra questão que também deriva das queimadas e é a segunda causa do processo ficando atrás somente da emissão de gases provenientes de veículos automotores. As queimadas produzem dióxido de carbono que atinge a atmosfera agravando o efeito estufa e automaticamente o aquecimento global e com o planeta cada vez mais aquecido acho que além da destruição da fauna e da flora, o próprio ser humano é prejudicado, por que nós não conseguimos sobreviver com gás carbônico que é liberado ao realizar queimadas.
Em nossa região as queimadas estão cada vez mais frequentes, pois os produtores rurais aproveitam o período de estiagem (que vai de junho a agosto) para queimar, sem pensar nos riscos que causam a sociedade, como a falta de ar e além deste problema as queimadas faz com que os dias fiquem enfumaçados provocando problemas respiratórios na população e também faz o calor aumentar significativamente, deixando o dia ainda mais desconfortável.
Em fim, além de multas acho que devem promover palestras em nossa cidade para conscientizar os produtores rurais dos riscos que causam as queimadas, para que ao longo do tempo possam cultivar o solo sem agredi-lo e fazer com que Ouro Preto d’Oeste se torne uma cidade menos enfumaçada e que a população ouropretense possa viver aqui sem que esse tipo de problema aconteça.




Eleição ou Poluição?

Em períodos de eleições, a demanda por produtos como banners, panfletos e cartões é muito alta, quem trabalha com carros de som, motos ou até mesmo bicicletas de som também não ficam sem serviço, o lado bom, é que o dinheiro gasto quase sempre fica na cidade, mas o ruim é que os “empregos” gerados são temporários e essa época gera muita poluição, seja visual ou sonora.
Os benefícios dos períodos eleitorais atingem muita gente, entre elas donos de gráficas, pessoas que fazem faixas, cartazes, bandeiras e donos de veículos de som. Isso se torna apenas uma renda extra, que se finda com o fim das eleições fazendo com que essas pessoas retornem à rotina original.
O lado ruim do período eleitoral é a poluição que causam, a visual é uma delas. Nas proximidades eleitorais, ao se caminhar pela cidade, pode-se encontrar pessoas nas esquinas e praças distribuindo panfletos (que se não forem da preferência dos eleitores serão jogados no chão) ou simplesmente balançando bandeiras, que nada comunicam, somente poluem visualmente a cidade. Existem também as placas que são colocadas geralmente em canteiros centrais ou calçadas, ajudando ainda mais na poluição visual da cidade e, muitas vezes, atrapalhando até a circulação dos pedestres. A fiscalização é muito rara, mesmo quando ocorre infração da lei, não ocorre punição.
A poluição sonora, também gerada nesse período, é a pior, pois, não se consegue descansar, mesmo em casa, sem ouvir os estridentes veículos de som, que passam praticamente um atrás do outro, levando o eleitor até a confundir os sons emitidos por carros distintos de som. As carreatas também feitas só servem para poluir sonoramente a cidade, além de deixar pessoas e animais domésticos nervosos e agitados devido ao barulho das buzinas, as propagandas apresentadas nas televisões ou rádios são o suficiente para expor aos eleitores as reais propostas dos candidatos.
Os comícios deveriam ser realizados em locais abertos como praças e não em ruas trancadas por cones e pedaços de pau, pois, isso prejudica o fluxo de veículos. Os foguetes soltados, quase sempre no fim dos comícios (aqueles que deixam as pessoas impressionadas e maravilhadas) deviam ser abolidos, pois, entram no quesito “poluição do ar”, além de poluição sonora. A multa por andar fora do limite de som máximo permitido (104 decibéis) é: perda de 5 pontos na CNH e uma multa de R$ 127,69.
Eleições são feitas para que os candidatos apresentem suas propostas e projetos para um possível mandato político, e não para que tentem convencer os eleitores através de foguetes, comícios otimistas, carreatas ou um jingle feito com uma música popular. A solução é trabalhar para que a população se torne mais crítica e saiba distinguir os candidatos que realmente tem propostas a apresentar daqueles que só querem um cargo político com um alto salário.


Gabriel da Silva Alves 3º B1

Nenhum comentário:

Postar um comentário