segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O problema social do lixo

O efeito estufa é um dos assuntos mais discutidos na sociedade atual, por estar levando ao declínio do planeta. Existem vários fatores que ocasionam o efeito estufa, entre eles o lixo a céu aberto.
Muitas cidades do Brasil ainda não aderiram um local adequado para uma demanda de lixo tão grande, sem que esse prejudique a atmosfera com seus gases tóxicos.
Podemos encontrar esse problema também na cidade de Ouro Preto do Oeste- RO, cujo lixão a céu aberto é localizado a apenas 4 km do centro da cidade, onde o lixo é depositado e com as chuvas tem como conseqüência a liberação do chorume, que afeta tanto os rios da região quanto a qualidade do solo. E sem contar que todo lixo depositado é queimado, liberando gases tóxicos na atmosfera que contribuem para o aquecimento global e leva mau cheiro para a cidade.
Cerca de 90 % da população é atendida pelos serviços de coleta de lixo, segundo estimativas da prefeitura são recolhidas aproximadamente 25 toneladas de lixo/dia, sendo 30% de materiais recicláveis e 70% de material orgânico. Não existe cooperativa, associação de catadores. Nem mesmo Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental.
Por esse fato não há separação do lixo hospitalar do lixo doméstico, colocando em risco a vida dos catadores autônomos que muitas vezes encontram restos humanos e também são expostos a diversas doenças.
Não existe coleta seletiva e nem lei para criação da mesma, e por este ser um problema tão evidente nos dias atuais, levando em conta as causas ambientais que estão sendo adotadas em todo o mundo, os prefeitos que compõe a região central do Estado se reuniram para encontrar uma solução, e então concluíram que a melhor maneira para se resolver tal problema seria a implantação de um único aterro sanitário para quatro municípios pólo da região central de Rondônia, que substituirá o atual lixão, assim todo lixo dos municípios da região inclusos no pólo, serão depositados e tratados, o novo modelo substituirá o atual lixão, que terá sua atividade encerrada.
Esta proposta seria de fato uma solução para o problema, acompanhada da coleta seletiva que geraria empregos para a população local, além de contribuir com o meio ambiente.






LARISSA SOUSA DE ALMEIDA
3° B1

2 comentários:

  1. Hoje em dia se fala muito em aquecimento global,efeito estufa...Mas pouco se faz para evitar que ambos aconteçam.É importante que a população se conscientize e busque formas junto à lei da melhor maneira de fazer a coleta seletiva,que atualmente é a melhor forma de evitar o lixão a céu aberto,que os catadores se contaminem e que o chorume polua os lençois freaticos.

    ResponderExcluir
  2. Thiago Hespanhol 3ºB3
    O lixão que ela citou esta localizado a mais ou menos 1 Km da minha casa, e este gera vários problemas para os moradores do local como as queimadas e os gases liberado pela queima do lixo, que provoca doenças respiratórias nas pessoas, e com a falta de um lugar para reciclagem o lixo deixado a céu aberto futuramente provoca desequilibrios ambientais.

    ResponderExcluir