segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Álcool é só pra maior

O consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade, infelizmente é uma realidade muito clara, e quando se trata da cidade de Ouro Preto do Oeste, isso fica muito visível, principalmente em festas publicas e particulares que acontecem na mesma.
A compra e o consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade e uma realidade de que precisa ser mudada, para o menor de idade e muito fácil comprar bebidas alcoólicas tanto em festa quanto em alguns bares da cidade, a falta de consciência e a certeza de impunidade, sem duvida são os maiores encorajadores dessa pratica criminosa, já que o vendedor da bebida, não faz questão de saber se o comprador e maior de idade, muitas vezes o vendedor até sabe que não é, más finge não saber e vende assim mesmo, sem que aconteça nada com ele, já que não à fiscalização.
Penso que quem vende bebidas alcoólicas a menores de idade, faz pouco caso da Lei 8.069, de 13.7.90, criada pelo estatuto da criança e do adolescente que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores de idade, eles simplesmente ignoram essa lei, querem mesmo é faturar, essas pessoas deveriam ser punidas com multas bem pesadas, porque as pessoas só se conscientizam a hora que mexem no bolso delas, e esse dinheiro poderia ser investido em campanhas para acabar com esse mal, que é o consumo de bebidas alcoólicas por menores.
Em qualquer festa que acontece em Ouro Preto do Oeste, é muito comum ver adolescentes e pré-adolescentes com bebidas alcoólicas diversas, sem que ninguém os perturbe, penso que a falta de fiscalização e a maior responsável por esse acontecimento, já que tanto o adolescente quanto o vendedor sabem que não serão pegos, já que não há uma fiscalização adequada, por que nem a policia nem o conselho tutelar fazem vista grossa, quem já foi em alguma festa que tenha acontecido na praça da Liberdade já presenciou essa cena, policiais em frente as barracas de bebidas alcoólicas, e menores comprando e consumindo ali mesmo essas bebidas, isso sem duvida só prova que a certeza de impunidade e a maior encorajadora dessa pratica, que é a venda de bebidas alcoólicas à menores de idade.
Finalizando, penso que a falta de fiscalização, é a maior encorajadora dessa pratica criminosa, as pessoas que vendem bebidas alcoólicas, deveriam ser punidas de tal forma que não vender bebidas a menores seja mais lucrativo do que vender, pois elas podem estar encaminhando um jovem que não pode responder por si perante a Lei ao alcoolismo, essa é uma pratica criminosa que prejudica o menor, temos que combater esse problema com mais fiscalização, evitando assim uma juventude refém do álcool.
Nome: Leandro Richter Cardoso
Professora Edna
Série: 3º ano turma: B1

4 comentários:

  1. Álcool e só pra maiores


    Sim , concordo ninguém se preocupa em saber se quem esta comprando a bebida alcoólica é um adolescente, mas pensam sim no dinheiro que irão ganhar , por isso a prevenção para estes casos não acontece ,por ser tão liberal assim muitos morrem ou até matam por estarem bêbados e a saúde destes adolescentes onde fica ? , é este e um caso de muita discussão que não esta se discutindo ultima mente, quem sabe se os ficais ficassem mais alerto ao consumo de bebida para menores diminuiria o acesso e melhoraria a saúde dos nossos adolescentes. Só que este trabalho de fiscalizar não precisa só ser dos fiscais pode ser também dos vendedores , um exemplo vender só se tiver um documento provando que a pessoa é de maior , assim teria um controle onde quer que esteja .




    Kelly Arantes , 3°B1

    ResponderExcluir
  2. Daniele Peruzzo Gomes 3°B1

    Verdade,aqui em Ouro Preto,mesmo a polícia ''visitando'' o ambiente em que está tendo festa,nunca fazem nada para impedir
    que as crianças e adolescentes parem de se embreagar.Principalmente na cavalgada,onde é assustador o número de brigas e acidentes,fato relacionado ao consumo do álcool.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Tem um bar perto da minha casa onde qualquer menor pode ir la para comprar bebidas ou mesmo sentar la e ficar bebendo nas mesinhas. é lamentavel ver tantos jovens, logo depois da cavalgada no hospital desmaiados e alguns até mesmo em coma alcoolico. Deveria ser proibida a venda de bebidas para menores por ser tao prejudicial, mais infelizmente os jovens sofrem influencia dos amigos, da TV e dos pais.

    ResponderExcluir