terça-feira, 19 de outubro de 2010

Artigos de opinião produzidos pelo alunos dos 3º B1 e B3 da Escola Joaquim de Lima Avelino

10 comentários:

  1. A Realidade do Idoso e a Crueldade da Omissão

    Muitos de nossos idosos têm sofrido maus tratos, tais como: Agressão física, verbal e gestual, exclusão social e abandono, capazes de causar grande dor emocional e ou física.
    No estatuto do idoso, o artigo 230 diz que: “A família, a sociedade, e o Estado, tem o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem estar, garantindo-lhes o direito á vida.” A questão é, será que as pessoas estão cumprindo esse dever? Maioria das vezes, não! O que mais vemos em nosso cotidiano é preconceito, discriminação, exclusão social contra o idoso, e o que mais envergonha é que quase todo mundo simplesmente faz de conta que não vê. Pessoalmente acho que nós como seres humanos, futuramente idosos, deveríamos não só respeitar nossos velhinhos, como também cobrar isso das outras pessoas.
    No artigo 4 diz que: “Nenhum idoso será objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade e opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.” Mas é uma pena que essa lei esteja somente no papel, pois pelo descaso da comunidade e a omissão do próprio idoso, por medo de ser abandonado, acaba por deixar esses criminosos impunes.
    Para finalizar deixarei uma pergunta para reflexão. O que fazer para mudar essa cruel realidade do idoso?

    Kétury Passos 3° B2

    ResponderExcluir
  2. Preconceito, por que é manifestado?

    Em nosso meio existem muitos idosos, uns com mais condições do que outros, porém,o que nos interessa saber é se todos os idosos são tratados como merecem, será que todo mundo tem carinho por um idoso?
    Nem todas as pessoas tem preconceito contra um idoso, mas sabemos que algumas pessoas não conseguem entender as necessidade que um idoso necessita.Temos que prestar ajuda a um idoso e não questioná-lo oi ficar com preconceito, vemos na rua ou até mesmo famílias ,criticando o idoso, muitas vezes só porque eles precisam de uma ajuda,foi publicado na internet em um site sobre idosos que o preconceito contra o idoso é manifestado com frequencia , pela falta de sensibilidade e de compreensão, e com isso percebemos que o ser humano não têm compaixão e nem se sensibilizam com as dificuldades do próximo.
    Todos nós sabemos que um dia vamos envelhecer, ficar com o cabelo branco,rugas e etc.Então temos que parar ,refletir e começarmos a respeitar um idoso .Todo mundo quando criança ouviu dos pais para respeitar os mais velhos, então está na hora de agir e não de ouvir.

    Gustavo 3º B2

    ResponderExcluir
  3. Exclusão Social Do Idoso

    Na minha opinião esta é uma das fases mais delicadas na vida de uma pessoa, e que não se deve em hipótese alguma haver exclusão social do idoso.
    O que a gente mais ver é este tipo de exclusão, por que será?, o que dizem tais tipos de pessoas?, dizem que elas não produzem, não geram renda e não votam. O reconhecimento de cidadania do idoso é visto como uma caridade que as pessoas fazem, pessoalmente acho que elas não conseguem ver que os idosos tem direitos. Sem seus direitos, respeito e conscientização, é difícil imaginar um futuro diferente,todos irão chegar nessa idade, até porque todos lutam pra chegar até lá.
    Hoje em dia é comum assistir-mos reportagens sobre idosos que são abandonados em asilos, ou até esquecidos e abandonados dentro de suas próprias casas.
    No estatuto do idoso existem leis que os amparam como por exemplo: nenhum idoso poderá ser objeto de negligencia, discriminação, violência, crueldade ou opressão. Quem excluir ou descriminar o idoso impedindo ou dificultando seu meio de exercer sua cidadania pode ser condenado, a pena varia de seis meses a um ano de reclusão, além de multa.
    Mas se nós olhar-mos diferentes para os nossos idosos, aparando e incluindo, certamente iremos colher um futuro melhor, e uma velhice tranquila.


    Raquel França 3ºB2 Nº24

    ResponderExcluir
  4. Respeito com os cabelos brancos
    É redundante falar que o idoso sofre preconceito, na sociedade e até na própria família. Afinal, qual o nosso problema com a velhice, se sabemos que o ser humano nasce, cresce e morre?Sem dúvidas, só não envelhece quem já morreu.
    O preconceito contra o idoso está presente na nossa sociedade, por exemplo, o idoso tem atendimento preferencial, ou está em algum lugar é tratado de forma exclusiva e o motivo é por ser idoso. O preconceito é uma atitude que torna depreciativa o destino inevitável de todos nós: ficar velhos também.
    Segundo o presidente do Serasa Elcio Aníbal de Lucca "Envelhecer é o exercício de viver, tanto que nas sociedades orientais é entendido como sabedoria”. Porém no Brasil envelhecer é sinônimo de se tornar ainda mais chato, doente, reclamão e principalmente excluído. Mas, poderia ter um significado diferente, como a linguagem coloquial" meu velho", que traduz camaradagem, confiança, amizade e companheirismo este é o verdadeiro significado de envelhecer.
    É preciso conscientizar a sociedade de que o idoso sofre com o preconceito, o que pode ocasionar segundo os psiquiatras a depressão, o que faz o idoso sentir-se desprotegido, na solidão e que em casos graves pode causar até obto.
    Concluindo, quero afirmar que o governo deve continuar tomando medidas para conscientizar nós cidadãos sobre o preconceito e garantir aos idosos a qualidade de vida, que por sinal é um direito conforme afirma O Estatuto do Idoso. E quando alguém apresentar qualquer tipo de preconceito com o idoso lembre-se de falar uma frase: velho é o seu preconceito.

    Atieli Pena Nogueira
    3ºB2 Nº:07

    ResponderExcluir
  5. A acessibilidade do idoso
    No meu ponto de vista, hoje em dia, os idosos sofrem bastante em questão de acessibilidade pois muitos não tem a capacidade de se adaptarem ao mundo, como por exemplo:Atravessar uma rua, frequentar bancos, calçadas, e banheiros públicos.
    A sociedade deveria organizar meios para que os idosos sintam-se bem no meio da sociedade, fazer com que eles não sejam excluídos por frenquentar uma fila de banco ou banheiros públicos.
    Porém, isso não é diferente, os idosos sentem uma certa discriminação, porquê nem sempre uma pessoa que está em uma fila, deixa o idoso passar,e se deixam nunca é por educação e sim por causa das leis exigidas no estatuto do idoso.
    Por outro lado, a população de idosos pode aumentar 30 milhões daqui 20 anos, concluindo, eu pergunto,com que capacidade a cidade irá ter para receber mais idosos em nossa sociedade?

    Carolina de Oliveira Cordeiro.
    3ºB2.

    ResponderExcluir
  6. A saúde do idoso.
    Na minha opnião os idosos tem muita dificuldades em relação à saúde, porque não tem o acesso que deveriam ter,pois faltam estruturas e profissionais na área da saúde.
    A maioria dos hospitais públicos não tem leitos suficientes para abrigar os idosos, além disso os idosos não tem disposição para ficar horas em uma fila aguardando a serem atendidos, por isso recorrem a hospitais particulares, os custos de uma pessoa idosa que cai e sofre uma fratura são muito altos, e a família toda é atingida na medida que um idoso fratura um osso, acaba sendo hospitalizado e na maioria das vezes é preciso ser submetido a cirurgia,os custos para o sistema de saúde também são altos.
    Afinal, acredito que a sociedade deve se conscientizar edar prioridade a saúde para os idosos, pois todos irão envelhecer um dia.

    Karla Karolina Santana Moraes.
    3ºB2.

    ResponderExcluir
  7. ARTIGO DE OPINIÃO:
    DESCASO x IDOSO

    Por que será que no Brasil o descaso com o idoso é tão grande? Há inúmeras hipóteses, porem três me fazem refletir mais sobre esse assunto.
    Meu ponto de partida será a educação, que num país como o nosso de 3° mundo deixa muito a desejar. Por falta de informação e conhecimento as pessoas pensam que os idosos não possuem direitos. São comuns as situações de idosos esperarem horas em filas ou serem ignorados em paradas de ônibus. A educação tem muita influencia sobre os costumes das pessoas, em um país aonde a educação vem em segundo plano não se podem esperar jovens educados, preparados para lidar com a sociedade.
    Segundo, a falta de investimentos do governo em propagandas, programas escolares educativos, planos e ações para o cumprimento das leis previstas no “Estatuto do Idoso” fazem com ocorram mais situações de descaso social com o idoso. Se o governo apoiasse mais as campanhas sócias que favorecem o idoso, provavelmente os idosos seriam mais respeitados pela sociedade em geral.
    Por fim o idoso sofre descaso, preconceito e maus tratos por não reivindicar seus direitos, constituídos no Estatuto do Idoso, muitas vezes isso acontece por vergonha de estarem passando por tal situação, outros não reivindicam também por medo de ficarem mais isolado particularmente pela família. É lamentável sabermos que provavelmente nosso futuro será como de muitos idosos nos dias atuais, precisando esperar horas em filas, precisando se humilhar pra ganhar uma aposentadoria miserável.
    No meu ponto de vista dentre essas três conjecturas, se o Governo não mudar é improvável que a situação dos idosos alivie.

    Izabela Vieira Lima de Oliveira
    3°B2

    ResponderExcluir
  8. Para quem tem mais de 65 anos

    Ivone Boechat (autora)


    1 - Tome posse da maturidade. A longevidade é uma bênção! Comemore! Ser maduro é um privilégio; é a última etapa da sua vida e se você acha que não soube viver as outras, não perca tempo, viva muito bem esta. Não fique falando toda hora: “estou velho”. Velho é coisa enguiçada. Idade não é pretexto para ninguém ficar velho. Engane a você mesmo sobre a sua idade, porque os psicólogos dizem que se vive de acordo com a idade declarada!

    2 - Perdoe a você antes de perdoar os outros. Se você falhou, pediu perdão? Deus já o perdoou e não se lembra mais. Mas você fica remoendo o passado... Não se importe com o julgamento dos outros. Só há dois times no Universo: o do Salvador e o do acusador. Neste último você sabe quem é goleiro. Continue no time do Salvador.

    3 - Viva com inteligência todo o seu tempo. Viva a sua vida, não a do seu marido, dos filhos, dos netos, dos parentes, dos vizinhos... Nem viva só pra eles, viva pra você também. Isto se chama amor próprio, aquilo que você sacrificou sempre! Nunca viva em função dos outros. Faça o seu projeto de vida!

    4 - Coma muito menos; durma o suficiente; não fique o dia inteiro, dormindo, dando desculpa de velhice. Tenha disciplina. Fale com muita sabedoria. Discipline sua voz: nem metálica, nem baixinha; seja agradável!

    5 - Poupe seus familiares e amigos das memórias do passado. Valorize o que foi bom. Experiências caóticas, traumas, fobias, neuroses, devem ser tratadas com o psicoterapeuta. Não transforme poltrona em divã, ouvido em descarga.

    6 - Não aborreça ninguém com o relatório das suas viagens. Elas são interessantes só pra quem viaja. Ninguém aguenta ouvir os relatórios e ver fotografias horas e horas. Comente apenas o destino e a duração da viagem, se alguém perguntar. Aprenda a fazer uma síntese de tudo, a não ser que seus amigos peçam mais detalhes. Se alguém perguntar mais alguma coisa, seja breve.

    7 - Escolha bons médicos. Não se automedique. Não há nada mais irritante do que um idoso metido a receitar remédio pra tudo o que o outro sente. Faça uma faxina na sua farmácia doméstica.

    8 - Não arrisque cirurgias plásticas rejuvenescedoras. Elas têm prazo curto de duração. A chance de você ficar mais feio é altíssima e a de ficar mais jovem é fugaz. Faça exercícios faciais. Socorra os músculos da sua face. Tome no mínimo oito copos de água por dia e o sol da manhã é indispensável. O crime não compensa, mas o creme compensa!

    9 - Use seu dinheiro com critério. Gaste em coisas importantes e evite economizar tanto com você. Tudo o que se economizar com você será para quem? No dia em que você morrer, vai ser uma feira de Caruaru na sua casa. Vão carregar tudo. Não darão valor a nada daquilo que você valorizou tanto: enfeites, penduricalhos, livros antigos, roupas usadas, bijuterias cafonas, ouro velho... prataria preta, troféus encardidos, placas de homenagens. Por que não doar as roupas, abrir um brechó ou vender todas as suas bugigangas, apurar um bom dinheiro e viajar?

    10 - A maturidade não lhe dá o direito de ser mal educado. Nada de encher o prato na casa dos outros ou no self-service (com os outros pagando); falar de boca cheia, ou palitar os dentes na mesa de refeições (insuportável).

    11 - Só masque chiclete sem testemunhas. Não corra o risco de acharem que você já está ruminando ou falando sozinho.

    12 - Aposentadoria não significa ociosidade. Você deve arranjar alguma ocupação interessante e que lhe dê prazer. Trabalhar traz muitas vantagens para a saúde mental, além do dinheiro extra para gastar, também com você.

    Leia o texto na íntegra:

    http://espacolivredoportal.blogspot.com.br/2012/06/para-quem-tem-mais-de-65-anos-ivone.html

    ResponderExcluir
  9. Para quem tem mais de 65 anos

    Ivone Boechat (autora)


    1 - Tome posse da maturidade. A longevidade é uma bênção! Comemore! Ser maduro é um privilégio; é a última etapa da sua vida e se você acha que não soube viver as outras, não perca tempo, viva muito bem esta. Não fique falando toda hora: “estou velho”. Velho é coisa enguiçada. Idade não é pretexto para ninguém ficar velho. Engane a você mesmo sobre a sua idade, porque os psicólogos dizem que se vive de acordo com a idade declarada!

    2 - Perdoe a você antes de perdoar os outros. Se você falhou, pediu perdão? Deus já o perdoou e não se lembra mais. Mas você fica remoendo o passado... Não se importe com o julgamento dos outros. Só há dois times no Universo: o do Salvador e o do acusador. Neste último você sabe quem é goleiro. Continue no time do Salvador.

    3 - Viva com inteligência todo o seu tempo. Viva a sua vida, não a do seu marido, dos filhos, dos netos, dos parentes, dos vizinhos... Nem viva só pra eles, viva pra você também. Isto se chama amor próprio, aquilo que você sacrificou sempre! Nunca viva em função dos outros. Faça o seu projeto de vida!

    4 - Coma muito menos; durma o suficiente; não fique o dia inteiro, dormindo, dando desculpa de velhice. Tenha disciplina. Fale com muita sabedoria. Discipline sua voz: nem metálica, nem baixinha; seja agradável!

    5 - Poupe seus familiares e amigos das memórias do passado. Valorize o que foi bom. Experiências caóticas, traumas, fobias, neuroses, devem ser tratadas com o psicoterapeuta. Não transforme poltrona em divã, ouvido em descarga.

    6 - Não aborreça ninguém com o relatório das suas viagens. Elas são interessantes só pra quem viaja. Ninguém aguenta ouvir os relatórios e ver fotografias horas e horas. Comente apenas o destino e a duração da viagem, se alguém perguntar. Aprenda a fazer uma síntese de tudo, a não ser que seus amigos peçam mais detalhes. Se alguém perguntar mais alguma coisa, seja breve.

    7 - Escolha bons médicos. Não se automedique. Não há nada mais irritante do que um idoso metido a receitar remédio pra tudo o que o outro sente. Faça uma faxina na sua farmácia doméstica.

    8 - Não arrisque cirurgias plásticas rejuvenescedoras. Elas têm prazo curto de duração. A chance de você ficar mais feio é altíssima e a de ficar mais jovem é fugaz. Faça exercícios faciais. Socorra os músculos da sua face. Tome no mínimo oito copos de água por dia e o sol da manhã é indispensável. O crime não compensa, mas o creme compensa!

    9 - Use seu dinheiro com critério. Gaste em coisas importantes e evite economizar tanto com você. Tudo o que se economizar com você será para quem? No dia em que você morrer, vai ser uma feira de Caruaru na sua casa. Vão carregar tudo. Não darão valor a nada daquilo que você valorizou tanto: enfeites, penduricalhos, livros antigos, roupas usadas, bijuterias cafonas, ouro velho... prataria preta, troféus encardidos, placas de homenagens. Por que não doar as roupas, abrir um brechó ou vender todas as suas bugigangas, apurar um bom dinheiro e viajar?

    10 - A maturidade não lhe dá o direito de ser mal educado. Nada de encher o prato na casa dos outros ou no self-service (com os outros pagando); falar de boca cheia, ou palitar os dentes na mesa de refeições (insuportável).

    11 - Só masque chiclete sem testemunhas. Não corra o risco de acharem que você já está ruminando ou falando sozinho.

    12 - Aposentadoria não significa ociosidade. Você deve arranjar alguma ocupação interessante e que lhe dê prazer. Trabalhar traz muitas vantagens para a saúde mental, além do dinheiro extra para gastar, também com você.

    Leia o texto na íntegra:

    http://espacolivredoportal.blogspot.com.br/2012/06/para-quem-tem-mais-de-65-anos-ivone.html

    ResponderExcluir