terça-feira, 5 de abril de 2011

DESCASO x IDOSO

Por que será que no Brasil o descaso com o idoso é tão grande? Há inúmeras hipóteses, porem três delas me fazem refletir mais sobre esse assunto.
A primeira com certeza é a educação, que num país como o nosso de 3° mundo deixa muito a desejar. Por falta de informação e conhecimento as pessoas pensam que os idosos não possuem direitos. São comuns as situações de idosos esperarem horas em filas ou serem ignorados em paradas de ônibus. A educação tem muita influencia sobre os costumes das pessoas, em um país aonde a educação vem em segundo plano não se podem esperar jovens educados, preparados para lidar com a sociedade.
Segundo, a falta de investimentos do governo em propagandas, programas escolares educativos, planos e ações para o cumprimento das leis previstas no “Estatuto do Idoso” fazem com ocorram mais situações de descaso social com o idoso. Se o governo apoiasse mais as campanhas sócias que favorecem o idoso, provavelmente os idosos seriam mais respeitados pela sociedade em geral.
Por fim o idoso sofre descaso, preconceito e maus tratos por não reivindicar seus direitos, constituídos no Estatuto do Idoso, muitas vezes isso acontece por vergonha de estarem passando por tal situação, outros não reivindicam também por medo de ficarem mais isolado particularmente pela família. É lamentável sabermos que provavelmente nosso futuro será como de muitos idosos nos dias atuais, precisando esperar horas em filas, precisando se humilhar pra ganhar uma aposentadoria miserável.
No meu ponto de vista dentre essas três conjecturas, se o Governo não mudar é improvável que a situação dos idosos alivie.
Izabela Vieira Lima de Oliveira
3° Série

3 comentários:

  1. Realmente se o governo não começar a ajudar mais o idoso, as pessoas nunca vão mudar de opinião, e continuará o descaso com o idoso.
    Se o governo começar a investir em propagandas como a do "Se beber não dirija" o número de idosos que sofrem exclusão social com certeza diminuiria.Mas o idoso tem que começar a reinvindicar seus direitos, pois se não acontecer nunca mudará.

    Gustavo Henrique da Silva. 3°b2

    ResponderExcluir
  2. E verdade, e te falo que ak no pais que vivo os idosos nao sao bem tratados tao pouco,comecando pela propria familia que se nao fosse eles de base nao existiria,o governo precisa ajudalos ,isso e fato,mas acho q falta mas humildade do ser humano para tratar os idosos melhor! tony alves...l.u.g

    ResponderExcluir
  3. Concordo temos que reivindicar a favor do idoso, pois se nao falarmos continua o descaso com a meia idade.


    Raquel França 3ºB2

    ResponderExcluir