segunda-feira, 11 de abril de 2011

Violência contra idosos

Estudos recentes revelam que violência contra as pessoas idosas está a aumentar em muito paises.Num primeiro plano, esta problemática relaciona-se com a condição do idoso na sociedade actual. Minguem respeita os idosos .
Na sociedades contemporâneas há uma certa desvalorização da experiência e sabedoria dos mais velhos como reflexo de uma crescente perda da tradição e dos valores morais.
O estatuto social do idoso está fragilizado sobre a velhice ameaçam transformar o idoso num ser descartável. O próprio idoso, por pressão, sente-se muitas vezes ultrapassado, acha que já teve a sua época e que agora não serve para mais nada. A negação social do direito à existência é uma das mais graves formas de violência e é perpetrada pelo próprio idoso em relação a si mesmo e pela sociedade.
Quando se fala em violência contra o idoso muitas pessoas pensam logo em espancamentos, torturas, mas para além destas existem muitas outras situações de violência que são complexas, de difícil diagnóstico e prevenção.



Tiago santos

5 comentários:

  1. Concordo, o próprio idoso, com a exlusão se sente inutil, sente que não serve mais pra nada, só para dar problemas... Existem várias formas de violencia, não só fisica....

    By: Inácio Lucas Venâncio dos Santos 3ºB2

    ResponderExcluir
  2. ótimo texto, concordo!Os idosos de hoje em dia sofrem bastante com esses problemas.
    Carolina Cordeiro 3°B2

    ResponderExcluir
  3. É lamentável que de tanto sofre com o preconceito até mesmo o idoso se sinta inútil,mas isso pode ser mudado com a nossa conciencia e colaboração para os idosos terem uma velhice tranquila.

    Jair Fagner de Aquino Rodrigues

    ResponderExcluir
  4. infelizmente existe idosos que vivem ou já viveram essa situação, violentar idosos é crime e dá cadeia.

    Raquel França 3B2

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!!!!
    Violência contra os Idosos vale a pena refletir... Devemos acabar de uma vez com esse mal, pois também iremos envelhecer um dia!!!!

    Rudyallan Bruno 3º2

    ResponderExcluir