terça-feira, 5 de abril de 2011

DESCASO x IDOSO

Na minha opinião esta é uma das fases mais delicadas na vida de uma pessoa, e que não se deve em hipótese alguma de haver exclusão social nessa idade.
O que a gente mais ver é este tipo de exclusão, por que será?, o que dizem tais tipos de pessoas?, dizem que elas não produzem, não geram renda e não votam. O reconhecimento de cidadania do idoso é visto como uma caridade que as pessoas fazem, pessoalmente acho que elas não conseguem ver que os idosos tem direitos. Sem seus direitos, respeito e conscientização, é difícil imaginar um futuro diferente,todos irão chegar nessa idade, até porque todos lutam pra chegar até lá.
Hoje em dia é comum assistir-mos reportagens sobre idosos que são abandonados em asilos, ou até esquecidos e abandonados dentro de suas próprias casas.
No estatuto do idoso existem leis que os amparam como por exemplo: nenhum idoso poderá ser objeto de negligencia, discriminação, violência, crueldade ou opressão. Quem excluir ou descriminar o idoso impedindo ou dificultando seu meio de exercer sua cidadania pode ser condenado, a pena varia de seis meses a um ano de reclusão, além de multa.
Mas se nós olharmos diferentes para os nossos idosos, aparando e incluindo, certamente iremos colher um futuro melhor, e uma velhice tranquila.




Raquel França 3ºB2 Nº24

3 comentários:

  1. minha opinião sobre a exclusão social, é porque as possoas não vêem o idoso como um cidadão de direitos. Se as pessoas não mudarem esse pensamento não terão um futuro diferente. No estatuto do idoso há um artigo que diz que muitos idosos são jogados em azilos. As pessoas têm que saber que todos nós vamos ficar velhos.

    Gustavo Henrique da Silva. 3°b2

    ResponderExcluir
  2. Eu também concordo, só porque o idoso já não tem certa resistência, algumas pessoas podem achar que são inuteis, as levando para um asilo, mas o que essa pessoa não pensa, é que ela poderá chegar nessa idade também.

    By: Inácio Lucas Venâncio dos Santos 3ºB2

    ResponderExcluir
  3. As pessoas que maltratam o idoso deveiam ter vergonha da covardia que fazem.Mas infelizmente não tem.E o idoso continua sendo maltratado porque como ele vai denunciar quem cuida dele, se é que isso é cuidar, mas e o medo da solidão?
    O bom mesmo é dar amor, porque assim ele terá uma velhice feliz.
    By: Atieli Pena Nogueira

    ResponderExcluir