segunda-feira, 25 de abril de 2011

Violência contra o Idoso,Vá entender esse mundo!

O idoso vem sofrendo diversas formas de violência por parte da família e da sociedade. A violência é uma prática que as vezes não é nem percebida pelo agressor, mas tem um efeito negativo na vida da pessoa idosa, quanto a agressão física a psicológica ou moral todas elas são violência.
Os maus tratos a idosos por pessoas que deles cuidam tampouco representam um novo problema. O abuso é geralmente praticado por pessoas nas quais os idosos depositam confiança sejam elas vizinhos, cuidadores, funcionários de agência e até mesmo pelos filhos.
Dentre as várias formas de abuso cometido contra o idoso, encontram-se o abuso físico (provocando lesões, morte), o abuso psicológico (terrorismo psicológico, com intuito de humilhar, isolar, ameaçar, atemorizar o idoso), o abuso sexual (de onde partem os distúrbios sexuais de posse sexual do idoso), abandono (completa privação de atenção ao idoso, que é lançado à própria sorte), negligência (omissão específica de cuidados), abuso financeiro (exploração de suas reservas financeiras, seu crédito, seus cartões, suas contas bancárias, seu patrimônio, sua aposentadoria).
No Brasil os maus-tratos foram percebido nos níveis macro e médio: num percentual de 65%, idosos consideraram maus-tratos a forma preconceituosa como são tratados pela sociedade em geral, as baixas aposentadorias, os desrespeitos que sofrem no transporte público e a falta de leitos hospitalares para idosos. Devemos acabar de uma vez com a violência contra o idoso, um mal que que cresce a cada dia na sociedade.


Rudyallan Bruno

Um comentário:

  1. concordo todo os tipos de maus tratos causa efeito negativo na vida da pessoa iddosa

    ass:Tiago Santos

    ResponderExcluir