quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dificuldades na velhice

A violência e a pobreza vêm tomando conta da vida dos idosos nos dias de hoje, esses acontecimentos são mais comuns na própria família do idoso. Pois cerca de 12% dos idosos sofrem maus tratos.
A violência aos idosos não ocorre só no Brasil, faz parte da violência social em geral e constitui um fenômeno universal, a violência contra os mais velhos se expressa nas formas de relação entre os ricos e os pobres, raças e os grupos de idade no poder político, institucional e familiar. A maneira que a sociedade trata os idosos é muito ruim, na maioria das vezes é passada a visão negativa do envelhecimento, pois a idéia de que a pessoa vale o quanto produz e o quanto ganha os mais velhos, fora do mercado de trabalho e quase sempre, ganhando uma pequena aposentadoria, são considerados inúteis ou ate mesmo um peso.
Em minha opinião há também uma visão positiva, aquela que vem da convivência e da valorização da pessoa idosa por sua historia, sabedoria e contribuição às famílias e a sociedade.
A vida de muitos idosos já não tem sido fácil, muitos ainda tem que enfrentar a pobreza, dependendo de pessoas para sobrevivência, vivendo em péssimos lugares onde acabam contaminados com doenças graves e sem meio financeiro para se tratar, alguns morrem outros com um pouco mais de conhecimento procuram a ação social da cidade que é destacada como importante meio de melhoria das condições de vida.
Assim todo cidadão, especialmente os mais pobres devem procurar seus direitos.




Cláudia Fidelis

3 comentários:

  1. levantando as dificuldades dos idosos, os preconceitos por conta da idade, a flata de cuidado da sociedade e da familia.
    Jurandy junior - 3° B2

    ResponderExcluir
  2. violencia já é algo que não é bom, principalmente ao idoso, nessa fase os idosos são indefesos, e gente que é covarde pra bater e maltratar idosos merecem ser denunciados e presos,e refletir que quem planta colhe!.

    Raquel França 3ºb2

    ResponderExcluir
  3. concordo a violencia não e algo que acontece só mento no brasil e no mundo inteiro.

    Tiago Santos

    ResponderExcluir