segunda-feira, 9 de maio de 2016

A MATERNIDADE PRECOCE GERA PROBLEMAS ECONÔMICOS
Dâmina Kálita Diorgenis Steiner

      A gravidez na adolescência é considerada um grande problema por grande parte das pessoas e atinge um número considerável de jovens despreparados para tal situação. Concordo que a gravidez precoce é com certeza um problema grave para a sociedade, principalmente e em países subdesenvolvidos, onde a distribuição econômica é ruim e a maternidade na adolescência ajuda a piorar essa situação do país.
      Segundo os dados da UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas): ”Do total anual de mães adolescentes, em países em desenvolvimento, 2 milhões tem menos de 15 anos”, com essa idade, meninas interrompem uma importantíssima fase da vida para assumirem o papel de maternidade precoce.
      Dentre as muitas consequências enfrentadas, destacam-se o abandono dos estudos e a dificuldade em conseguir emprego, que são inconvenientes não somente para a jovem, mas também para o governo, já que, no Brasil, por exemplo, 75% dessas mães suspendem os estudos, segundo a Pnad (Pesquisa por amostra de domicílios).
      Além dos problemas escolares e de trabalho, são encaradas dificuldades de aceitação, pois a adolescência é a transição entre a infância e a maioridade, em que ainda estão sendo formadas a ideologia e maturidade da pessoa, por esse motivo há um despreparo em relação à gravidez.

      No meu ponto de vista, o melhor para evitar o indesejável é não ter relações sexuais durante a adolescência, que não é uma fase apropriada para o ato sexual, porém, como muitos preferem arriscar, o que resta é orientá-los para que não sintam vergonha em usar preservativos e outros métodos corretos para não engravidar, pois em muitos casos esse é o motivo da gravidez.

6 comentários:

  1. Eu concordo, que os adolescentes não deveria ter relações sexuais durante a adolescência. Mas muitos não liga e acaba fazendo mesmo assim. Mas porque sentir vergonha em usar camisinha, é um meio de prevenção, eles mesmo deveria saber disso e se proteger.

    ResponderExcluir
  2. Concordo ter um filho onde a economia é ruim, é um grande problema principalmente para essas jovens mães, que deveriam estar estudando e pensando no futuro, com isso sendo mães tão jovens acabam perdendo a fase da adolescência.

    ResponderExcluir
  3. Concordo, a gravidez será, para a adolescente, uma consequência do ato sexual, e não acho que a adolescente deve parar o estudo por causa da gravidez, ela deve pensar no seu futuro e sempre procurar ajuda do pai da criança, já que não foi feita sozinha. Brenda Arrabal Chervinski

    ResponderExcluir
  4. Concordo,o melhor é não ter relações sexuais durante a adolescência.

    ResponderExcluir
  5. Concordo, a gravidez precoce irá sim prejudicar a adolescente. Mas, ela deve contar a família e pedir apoio, assim ela pode continuar estudando e planejar um futuro melhor.
    - Lorena Rocha Norbal

    ResponderExcluir
  6. Concordo! Os jovens realmente devem ser orientados a usar preservativos, pois assim pode-se evitar uma gravidez indesejada, e também doenças sexualmente transmissíveis.

    ResponderExcluir