quinta-feira, 5 de maio de 2016

Dependência virtual

Laíza Paola

Atualmente noto que um número bem avançado de jovens, não só brasileiros como de todo o mundo, estão dependentes da internet, ou seja, do mundo virtual. Gastam seu tempo bem mais que o necessário na web. Enquanto a maioria das pessoas faz uso moderado para se comunicar ou entreter, muitas já entram nas redes online e não conseguem se desconectar, o que os afeta especialmente na sua esfera familiar.
 Ao abordar este assunto, constato que pessoas que demonstram incessante fixação em estar interligado a seus meios sociais estão inteiramente dependentes, na maioria das vezes apresentam incidências de depressão e ansiedade, além de terem problemas com relações familiares, como os que passam mais de 10 horas ininterruptas dentro do quarto, não comem, não falam com os pais nem algum outro parente que esteja em sua casa.
Segundo o site “g1.globo.com” em uma entrevista, uma mãe conta que seu filho tem 18 anos, há mais de 5 anos, o jovem se esconde atrás da tela de um computador, onde encontrou refúgio longe dos problemas que começaram na infância, na escola, quando ele foi vítima de bullying. O rapaz não sai mais de casa.
São casos que são repentinamente vividos hoje em dia, na maioria das vezes, pessoas que sofrem bullying, ou que sofreram na infância.
Em virtude do uso excessivo da internet, percebemos que é algo que vem se tornando cada vez mais comum entre a sociedade, e não podemos esquecer que a tecnologia falha, as vezes, o que faz muitas pessoas entrarem em crise. Muitos não sabem o que é relaxar, sair de férias, tirar uma folga, ficam totalmente perdidos.
Concluímos que, após observar estes pontos de vista, este fato vem se tornando algo muito preocupante para todos nós. E os que mais são afetados são os jovens. Sem contar que isso pode trazer também transtornos físicos, como o aumento de peso, dores na coluna e etc. O mau uso da internet, além se ser constatado como vício, pode privá-lo de ter uma vida saudável com seus entes queridos.  Então a solução para esse problema é estabelecer um auto controle para poder usufruir corretamente sem causar danos a si próprio e as pessoas que estão ao redor.



Um comentário: