quinta-feira, 5 de maio de 2016



Sistema carcerário brasileiro

Joana Barbosa de Oliveira, 3ºB1.

O Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo, cerca de 550.000 presos, situação está que não para de crescer e com isso fica mais difícil pelo fato do sistema carcerário do país não estar preparado para esta demanda, ou seja, falta de espaço, (por não ser um lugar grande para colocar os detentos), estudo e assessoria pública.
Quando falamos ou remetemos a ideia do sistema carcerário brasileiro responsabiliza-se na maioria, o poder executivo, por este de fato de ter que   garantir toda e qualquer das demais condições salubres  do detento, só que a outra  parcela de culpa  desse número exacerbado nas penitenciarias brasileiras se dá ao poder judiciário e legislativo, em que o judiciário mantém na prisão quem não deveria estar, por último o poder legislativo, por vezes como ´´Achismo´´  de seus governantes por partirem do pressuposto de que a solução dos problemas de segurança pública é um aumento carcerário.
Ressaltando uma possível aliança pode se extrair pontos positivos quanto negativos, um dos fatores positivos seria uma maior quantidade de prisões com um certo grau de segurança tanto para o preso quanto para a população, geração de empregos a médio e longo prazo, já o ponto negativo é o descaso presentes nos presídios superlotados e esquecidos pelo poder público. A realidade em que o país está vivendo com falta de dados específicos, onde o real fato é que a maioria das nossas prisões Infanto-Juvenil é de categoria ao crime contra o patrimônio público ou ligado ao tráfico ou uso de drogas.
Entretanto o que se identifica com essa problemática em que vivemos é que única saída para melhorar é aumentar o sistema carcerário.  Nas prisões quanto mais se prende mais vai se continuar prendendo, pois ficamos preso a um ciclo vicioso, onde o preso acaba aperfeiçoando-se na prisão.
Temos que olhar dados mais preocupantes onde o Brasil é um dos países com maiores índices de jovens assassinados, jovens fora da escola e infelizmente não parece ser o tema dos debates de propostas políticas.

2 comentários:

  1. muito bom seu artigo e mais pura verdade que os jovens sao os que mais sofre com toda violencia....eo sistema carcerario nao consegue manter todos esses presos

    ResponderExcluir
  2. Realmente o nosso país foca em assuntos não tão importante enquanto jovens morrem, talvez seja pelo fato de ser muito mais fácil prender e causar a superlotação nas cadeias do que procurar soluções para essas pessoas, pois assim que saírem da cadeia irão voltar ao mundo do crime e até coisas piores, muito bom seu ponto de vista. Parabéns!
    Por: Bianca

    ResponderExcluir