segunda-feira, 9 de maio de 2016

Pouca idade, diversos problemas
            Um assunto com muitas opiniões e que gera muita discussão quando é citado. Um problema da atualidade e sim muito antigo. “Desde 1970, os casos gravidez na adolescência vem aumentando e a idade diminuindo. Segundo dados do IBEG, desde 1980 o número de adolescentes entre 15 e 19 anos gravidas aumentou cerca de 15% no Brasil, em 1990 cerca de 10% das gestações ocorriam entre 12 e 19 anos”, confirma Júlia Lacerda (site UOL). É muito errado uma criança ou adolescente engravidar e para isso não acontecer é só se cuidar ou não praticar sexo, pois na vida existe fases e cada uma chega no momento certo.
      Crianças que deveriam estar nas escolas, brincando com seus colegas estão praticando sexo sem prevenção nenhum, achando que uma gravidez acontece apenas com uma mulher já adulta, totalmente errado, eles são vão acreditar quando descobrir a gravidez, ou até sabe do risco que está correndo, mas em seu pensamento o sexo já é algo normal.
        Campanhas são feitas, nas escolas conversam com as crianças e adolescentes, mas muitos pais se sentem apreensivos com este assunto e prefere não comentar com seu filho ou com sua filha o que é muito errado. Além de conversar deveriam ensinar sobre os métodos contraceptivos ou até mesmo para que essa criança não pratique o ato sexual. Na minha opinião, esse assunto deve ser explorado porque proibir é pior , pois eles podem fazer escondido e sem prevenção nenhuma.
Infelizmente o número de gravidez é alto e é maior na classe mais pobre o que gera muitos problema; “44,2% das meninas de 155 a 19 anos com filhos pertence a faixa de renda familiar per capita de até meio salário mínimo”, relata o site Jubsbrasil. E isso comprova que esta classe é a mais atingida.
       A gravidez além de ser um problema pra a mãe que ainda não está amadurecida fisicamente e psicologicamente é um problema para o bebê, porque talvez nem vá saber quem é seu pai, vai nascer em um lar complicado e também é um problema para o pai, pois a vida dele irá mudar completamente, isso se ele tiver consciência do que fez e responsabilidade par assumir a criança, os pais também podem aconselhar e orientar o casal desorientado.
      Existem alguns pensamentos de que criança deve escutar e aprender assunto de criança e não sobre sexo. Mas isto é algo muito complicado, pois o mundo está se transformando e em qualquer lugar que a criança for ela irá ver algo sobre sexo, ao pensarmos melhor se antigamente já acontecia a gravidez sem recurso nenhum imagine agora neste mundo moderno cheio de tecnologias e informações?
        Concordo que as crianças tem que brincar e não conversar sobre sexo, mas no momento em que surgir dúvidas, ou mesmo quando os pais perceberem algo diferente, eles devem orientar seus filho para que nada aconteça sem orientação e entendimento da criança ou do adolescente. A gravidez é algo muito sério, muito complicado e que gera muitas complicações e mudanças em ambas as partes, a responsabilidade vai ter ser dividida e encarar todos os problemas sem cometer mais erros, como aborta por exemplo.


6 comentários:

  1. Seu Texto Fico Muito Bom ,Realmente Gravidez e um assunto muito serio e gera muitas complicação por isso que tem que pensa antes de cometer um erro

    ResponderExcluir
  2. Realmente a gravidez na adolescencia muitas vezes causa muitas complicações, por isso a melhor forma de evitar é a prevenção

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu artigo Dercyara, pois a gravidez na adolescência é muito serio e traz muitas consequências, e os adolescentes perdem sua melhor fase da vida.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você, os pais deve orientar seus filhos, pois pequenos atos como esse pode fazer grande diferença.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com suas opiniões, gravidez na adolescência prejudica, além de tudo, a menina que tem sua vida e corpo prejudicado!

    ResponderExcluir