segunda-feira, 9 de maio de 2016

A legalização dos direitos
                                                                                              Emily Santana Bastos
A legalização do aborto ainda é um tabu em nossa sociedade, um assunto que gera controversa e indignação a alguns. Eu sou a favor! E por quê? Bom, vamos usar o seguinte exemplo: uma mulher que vive em uma situação de miséria tem cinco filhos e engravida de mais um como vai ser? Geralmente quando se trata desse assunto ouve-se o seguinte argumento “com tantos métodos contraceptivos, engravidou por irresponsabilidade”. Pode até ser, mas como seria o futuro dessa criança?
Muitas mulheres, em sua maioria de classe baixa acabam indo a óbito por não terem condições de arcar com o alto custo das clinicas de luxo que realizam o aborto clandestinamente. Mesmo correndo risco, de uma a cada cinco mulheres realizam o procedimento, caso legalizassem seria de uma forma segura e o estado poderia ter números oficiais de aborto, assim como taxa de natalidade, e com isso, talvez tentar diminui-los.
Talvez a legalização não faça muita diferença para os homens, já que alguns abandonam a mulher e/ou não assumem a criança. Ou para as mulheres ricas que tem situação para pagar; mas para as que são pobres está seria a única lei que, de fato, poderia ser chamada de pró-vida, porque como questionei na introdução “qual seria o futuro dessa criança?”. Talvez entrar em umas dessas estatísticas de pessoas que passam fome, que segundo o IBGE, estima-se em 7,2 milhões de pessoas.
O problema é que as pessoas são pró-nascimento, e não pró-vida. Ou seja, acreditam que a mulher deve ter a criança, queira ela ou não. Mas não param pra pensar no que pode ser da criança, o que pode acontecer com ela. Legalizar o aborto não irá aumentar e nem diminuir a prática, então, já que muitas mulheres continuaram se submetendo a isso, por que não de uma forma segura, que não as coloque em risco e seja legal?




6 comentários:

  1. Elementar, minha cara Emily, isso transcende o senso comum em relação ao aborto.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com boa parte de suas ideias. Muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. De fato a legalização do aborto não aumentaria os casos, assim como a legalização do casamento homossexual não aumentou o número de gays. Porém, penso que doar seria uma opção mais viável, já que para cada criança na adoção há seis famílias interessadas.

    ResponderExcluir
  5. Eu não concordo, sou contra o aborto. Todos sabem as consequências de um ato sexual sem preservativo, sabe que a consequência será um filho (a). O feto gerado, não é propriedade do corpo da mulher, o feto, é outro corpo, se a lei não permite que mate uns aos outros, porque as mulheres iriam ser permitidas de matar outro ser dentro de si mesmo? Brenda Arrabal Chervinski

    ResponderExcluir
  6. O ato sexual pode ter consequências, como por exemplo o bebê, a escolha foi do casal e não da criança que não pediu para vir a este mundo

    ResponderExcluir