quarta-feira, 11 de maio de 2016

Inibindo uma vida
Lorena Rocha Norbal
            O aborto é um tema muito polêmico que gera sempre inúmeras discussões e idéias contrarias a respeito. De acordo com o Código Penal brasileiro, o aborto é um crime contra a vida humana. No entanto, tem uma exceção, pode ser realizado diante de três circunstâncias: quando a mulher engravida por estupro, quando há risco de morte para a gestante e quando o feto é anencéfalo (que ou quem tem malformação e sofre por ausência do cérebro ou parte dele).  Sou contra o aborto feito por mulheres que o realizam apenas para se livrar da responsabilidade de assumir um filho.
            Estimativas de 2005 da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que ocorrem a cada ano no mundo cerca 87 milhões de casos de gravidez indesejada e dessas resultam entre 46 a 55 milhões de abortos. No Brasil, ocorrem cerca de 1,5 milhões de abortos por ano, embora grande parte das pessoas pensem que a maioria dos abortos são cometidos por adolescentes e jovens entre 15 e 18 anos, estudos comprovam o contrario.
            Segundo o estudo de Marilena Correa, médica sanitarista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Débora Muniz, antropóloga da Universidade de Brasília (UNB), a maioria das mulheres que abortam tem entre 20 e 29 anos e vivem em união estável (cerca de 70%). Essas mulheres têm até oito anos de estudo, a maioria trabalha e é católica, outros estudos mostram que em países onde o aborto é legalizado os números são bem elevados.   
            Apesar de o aborto ser proibido no Brasil, há inúmeros casos de mulheres que o realizam em clinicas clandestinas, colocando em risco sua própria vida e até levando à  morte. Hoje em dia existem vários métodos contraceptivos que impedem a gravidez e não trazem riscos à saúde. Mas ainda assim existem mulheres “descuidadas”, e por suas irresponsabilidades acabam tirando a vida de um ser indefeso.
            Por isso é necessário que o governo intervenha fiscalizando as clinicas clandestinas que realizam o aborto, promova diversas campanhas conscientizando as pessoas sobre o assunto e dê assistência necessária para as mulheres que tiveram uma gravidez indesejada.

            “Enquanto houver abortos no mundo, ele nunca terá paz”. (Madre Teresa de Calcutá)

9 comentários:

  1. Concordo plenamente com sua opinião, pois hoje em dia existe métodos contraceptivos para evitar uma gravidez. As mulheres que abortam, deveria conscientizar-se sobre isso, e pensar que o feto é um ser sem defesa alguma.

    ResponderExcluir
  2. Bom acho que só DEUS tem o direito de tirar a vida de alguém.

    ResponderExcluir
  3. Acho que não deve abortar por que estará matando uma vida,a não ser se for em casos de risco de morte para a gestante.

    ResponderExcluir
  4. Concordo. Porque diante de vários métodos hoje em dia só engravida quem quer. E toda mulher deve saber os riscos de um aborto ilegal.
    Por: Ana Clara Santos

    ResponderExcluir
  5. Concordo. Porque diante de vários métodos hoje em dia só engravida quem quer. E toda mulher deve saber os riscos de um aborto ilegal.
    Por: Ana Clara Santos

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente com você Lorena.Realmente existem hoje vários metodos contraceptivo, que impedem a gravidez indesejada.

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente com você Lorena.Realmente existem hoje vários metodos contraceptivo, que impedem a gravidez indesejada.

    ResponderExcluir
  8. concordo que o aborto deve ser legalizado em casos de doenças graves e em casos de estupro, mas o aborto pelo simples fato de não ter sido praticado os métodos anticoncepcionais é crime grave, alem de ser uma completa irresponsabilidade

    ResponderExcluir
  9. Estou de acordo com você, creio que o aborto deve ser aceitável apenas em casos de estupros somente, atualmente existem várias formas de evitar a gravidez, porém os jovens estão mais preocupados em terem seu próprio prazer do que prevenir tal consequência.

    ResponderExcluir