segunda-feira, 9 de maio de 2016

                                  Nomofobia : Zumbis entre nos

  


                                                                                           Arnald Lucas F Da Silva

A palavra nomofobia vem da expressão inglesa No Moblie Phobia, que significa medo de ficar sem o celular. Em minha opinião, essa nova doença é uma das mais prejudiciais a nossa geração e as próximas.
  Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Securenvoy, empresa do setor de segurança nos Estados Unidos, consta que 76%dos jovens entre 18 e 25 anos dos Estados Unidos e Inglaterra sofrem dos sintomas da nomofobia, que são ansiedade, tonturas, tremores, suor frio, batimentos cardíacos acelerados e até ataques de pânico. Esses sinais são claramente iguais aos de uma pessoa que está viciada em drogas, mostrando como a doença é perigosa.
  Nas palavras de Damien Douani, especialista francês em novas tecnologias, a chegada dos smartphones e dos planos ilimitados de internet faz com que a incidência do número de viciados no próprio celular aumente para proporções mundiais, pois com os novos avanços tecnológicos, os celulares são produzidos em gigantesca escala, ficando cada vez mais fácil comprar um celular com conexão wifi.
  Essa grande dependência se dá pelo fato de ser extremamente fácil se manter informado acerca do mundo por meio da internet, poder dialogar via SMS com pessoas de qualquer parte do globo ou simplesmente poder jogar online via móvel, gerando assim um enorme numero de pessoas que não prestam mais atenção no mundo em volta deles, sempre andando com a cabeça baixa, perdendo a capacidade de dialogar com as pessoas na frente delas mesmas, virando verdadeiros zumbis, criaturas fictícias que vagam sem rumo e sem cérebro, sendo que eles estao em grande destaque na televisão e no cinema.
  Esse uso prolongado do celular causa muito estresse crônico e impaciência, podendo levar a sérios problemas cardíacos se o uso desenfreado do aparelho continuar, mas muitos continuam pois pensam que isso não é uma doença , sendo considerado apenas algo do momento, já que todos usam.
  Concluo com as palavras do especialista em tecnologias, Damien Douan i,a princípio nada contra o telefone, ele veio para ficar e facilitar nossa vida, mas precisamos ficar atentos para o caso dele começar a ser a coisa mais importante em nossas vidas``. De um descanso ao celular antes de virar um verdadeiro zumbi.

5 comentários:

  1. Devemos usar estas facilitaçoes corretamente para nao virarmos "zumbis" se nao o Rick e o Daryl pode nos confundir.

    ResponderExcluir
  2. Concordo.Como você disse, a dependência tecnológica se assemelha com a dependência química, porém há algo que a torna ainda mais grave, o fato de não ser levada a sério, impedindo que o sujeito tenha um tratamento adequado.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com seu ponto de vista, devemos ficar atentos ao uso dos celulares e das tecnologias que temos. Essas tecnologias vieram para ajudar, porém, com o uso inadequado podemos nos tornar dependentes da mesma.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com seu ponto de vista, devemos ficar atentos ao uso dos celulares e das tecnologias que temos. Essas tecnologias vieram para ajudar, porém, com o uso inadequado podemos nos tornar dependentes da mesma.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir