segunda-feira, 16 de maio de 2016

EXISTE CÉU, EXISTE INFERNO, EXISTE A FALSA REALIDADE.
Gabriel Zani_3B2
           
O vicio virtual é uma compulsão pela web, em que hoje com livre acesso a aparelhos eletrônicos como celulares, smartphones, tabletes virou uma rotina nas casas brasileiras e no mundo, pessoas se isolam dos amigos e da família para navegar no mundo virtual que chega ao ponto em que não se controla mais tornando se esse vício.
            O problema com vicio a internet afeta mais de 50 milhões de pessoas no mundo, segundo dados da Universidade La Salle, nos Estados Unidos e 4,3 milhões no Brasil, pois o vício pela internet apresenta a mesma compulsão de todos os outros vícios como jogos, comer, compras entre outros. Cada vez mais jovens se interessam pelo mundo virtual deixando a realidade de lado, assim como de álcool e outras drogas.
            Esse tipo de comportamento pode ocasionar diversos problemas a saúde tanto aspecto físico como psicológicos, em que o indivíduo deixa de realizar tarefas diárias para passar em mundo completamente diferente do normal, deixa muitas vezes de realizar atividades básicas como se alimentar e tomar banho por exemplo além de se isolar completamente da sociedade, durante muitas horas em frente ao computador e outros meios eletrônicos pode apresentar sérios riscos à saúde, como problemas na colunas, horas de sono e doenças como a LER( Lesão por Esforço Repetitivo).
            Alguns fatores levam os jovens de hoje a se isolar como desejo de informação, entretenimento, vontade de conhecer novas amizade e games, e para solucionar esses problemas existi alguns tratamentos, e a procurar a ajuda de um profissional em um psicólogo que além de investigar o comportamento do paciente, pode ajudar as pessoas a adquirir novos hábitos. A maioria dos tratamentos envolve afastar o paciente da vida online ou aplicativos como Whats App e Facebook por meio de atividades com outras pessoas socialmente, realização de serviços de casa e atividade física entre outras, mas é importante que a pessoa tem apoio da família, pois é satisfatório a presença e entendam o sofrimento passado pelo indivíduo.




Um comentário:

  1. Concordo. Mas um outro motivo que ocasiona o vício é a tentativa de fuga de uma realidade conturbada, porque como você disse, os efeitos da internet são parecidos com os das drogas, que são buscadas pelos mesmos motivos. Muitas vezes a família não contribui, porque esse vício chega aos pais, por exemplo, e os filhos desde pequenos seguem seu exemplo. Então penso que é preciso educar os filhos desde pequenos, uma família bem estruturada e que ofereça afeto suficiente para que o jovem não sinta esse desejo de fugir também contribui.

    ResponderExcluir