terça-feira, 17 de maio de 2016



         Gravidez na adolescência: Medo, insegurança e um grande desafio

 Natália Gonçalves

   A gravidez na adolescência tem se tornado um assunto que está gerando grande polêmica. Nos últimos anos a taxa de adolescentes grávidas entre 10 e 19 anos segundo o IBGE representou cerca de 31% dos partos realizados, um número que tem trago preocupação ao ministério da saúde. Ao meu ver uma gravidez na adolescência acaba por atrapalhar a vida da jovem que será mãe, que é transformada por completo.

   Ela precisa amadurecer mais rápido, ser mãe traz consigo grandes responsabilidades, que na maioria das vezes elas não estão preparadas para enfrentar. Além de uma gravidez indesejada, tem os riscos de contrair uma doença sexualmente transmissível.
     
    Outro agravante, é que o pai do bebê em alguns casos abandona mãe e filho quando chega ao seu conhecimento a gravidez, deixando a mulher sem quaisquer amparo, sendo que a mesma já está passando por um abalo psicológico , e é o medo e a insegurança que faz com que a possibilidade de um aborto passe por sua mente, o que é um método proibido no Brasil.

   É necessário que haja mais informação e orientação para esses jovens, tais como palestras, conversa com psicólogo, bate papo com profissionais da área da saúde para que possam alertá-los dos riscos que estão correndo, e para que possam compreender a importância do uso da camisinha durante uma relação sexual. Entretanto a maior responsabilidade está dentro da própria casa, onde os pais deviam conversar com seus filhos, porém ainda existe um certo receio de ambas as partes de conversarem sobre o assunto, e quando eles descobrem que sua filha está grávida ficam chateados, magoados, e principalmente é quebrada uma confiança, há alguns casos em que as jovens são expulsas de casa pelos próprios pais e cortam relações.

   A mídia também é responsável por influenciar os jovens a terem estes comportamentos, pois há grande exposição do corpo, padrões impostos pela sociedade, o que acaba influenciando os jovens a querer serem iguais.

  O que a sociedade (pais,professores e governo) deveriam fazer é garantir que haja mais acesso a informação e projetos sociais que envolvam os jovens, para que eles possam realmente aprenderem, e se sentirem acolhidos,  e que também possam pensar antes de fazerem algo que a consequência pode vir a ser carregada para o resto de suas vidas.


Um comentário:

  1. A gravidez na adolescência de certa forma atrapalha a jovem a alcançar seus objetivos, não só na adolescência, mas quando a gravidez é indesejada também

    ResponderExcluir