quinta-feira, 5 de maio de 2016



Reféns do próprio amor.
Isaac Oliveira

É comum nos depararmos com pessoas usando seus aparelhos eletrônicos o tempo todo, perdendo até mesmo a noção do tempo. E até nós mesmos quando chega àquela mensagem e ficamos super curiosos para saber do que se trata, assim mostrando a extrema dependência tecnológica a que estamos submetidos.
    Nesse contexto, é preciso considerar fatores históricos para entendermos de onde surgiu essa extrema dependência tecnológica, o primeiro ponto é a Revolução Industrial do século XVIII, que trouxe ao mundo o capitalismo e o bombardeio de consumo veiculado pelas empresas. Com a quantidade de produtos tecnológicos oferecidos ao público, é fato que o consumidor se interessará por novas ofertas, desse modo às compras exageradas surgem, e o vício tecnológico também.
    Portanto, é fato que o uso exagerado de tecnologia não é bom, pois compromete nosso convívio social. Atualmente, convivemos numa realidade social onde a maioria de nossas conversas e grupos de amizade são formados pela internet, o que nos toma muito tempo e afeta negativamente nosso convívio social sem o uso de smartphones. Na década de 90, era comum toda família se reunir aos fins de tarde para conversar e se verem pessoalmente, o que hoje é raro acontecer, pois as redes sociais tomaram esse espaço e nos colocaram como reféns.
   Desta forma, o uso intenso de tecnologia muitas vezes é bom, mas não faz bem a sociedade. Já ajudou em pesquisas e novas descobertas da medicina, por isso se faz necessário o uso saudável de aparelhos eletrônicos. Segundo o IBOPE, o brasileiro passa em média 84 minutos seguido usando telefones celulares. Assim, é fato que esse uso extremo não é bom e nos prejudica muito.
   Logo, é necessário que os usuários compreendam a diferença do necessário para o vício. O necessário para utilizar a tecnologia para o bem, o vício para não ultrapassar os limites. Por fim, só assim para não nos tornarmos meros reféns de nosso próprio prazer.

10 comentários:

  1. Realmente é necessário que os usuários compreendam a diferença do necessário para o vício, pois nos dias atuais é praticamente impossível fugir das tecnologias. Tudo que é bom, em excesso pode se tornar ruim, e todos devem se monitorar sobre o tempo gasto em frente á um computador ou smartphone, como é dito no artigo "só assim para não nos tornarmos meros reféns de nosso próprio prazer".

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto Isaac, visto que quando uma pessoa fica muito tempo nos aparelhos tecnológicos, como computadores, celulares e televisão, prejudica o sono, causando um distúrbio do sono, o que preocupa os médicos, segundo Gema Mesquita “ As telas do computador e da televisão emanam luzes que podem prejudicar o sono, pois a intensidade, variação e timing da luz projetada na retina por estes aparelhos alteram a liberação de melatonina (hormônio que controla o sono) no corpo, resultando em mudanças na qualidade do sono". Concordo com seu ponto de vista, tudo demais faz mal.

    ResponderExcluir
  4. Realmente, o mundo hoje esta totalmente ligado a tecnologia, os usuários eles não compreende que o uso abusivo pode ser ruim para eles mesmo, pois pode prejudicar o sono e isso preocupa os médicos, realmente a Internet ela é muito útil mais se continuar assim o uso abusivo de computadores, TV,celulares vão causar muitos problemas para a saúde desses usuários, porém tudo de mais uma hora faz mal.

    ResponderExcluir
  5. Realmente, o mundo hoje esta totalmente ligado a tecnologia, os usuários eles não compreende que o uso abusivo pode ser ruim para eles mesmo, pois pode prejudicar o sono e isso preocupa os médicos, realmente a Internet ela é muito útil mais se continuar assim o uso abusivo de computadores, TV,celulares vão causar muitos problemas para a saúde desses usuários, porém tudo de mais uma hora faz mal.

    ResponderExcluir
  6. Estou de acordo com sua tese Isaac. Muito bom seu argumento sobre a Revolução Industrial.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Estou de acordo com a sua tese, apesar de termos chegado à uma era onde nós necessitamos do uso de computadores e smartphones, devemos saber como usar. Muitas das vezes viramos reféns do mesmo. Essas tecnologias são boas, porém, com o uso adequado.

    ResponderExcluir
  9. Concordo, a maioria dos usuários se perdem nos limites entre necessidade e dependência, se tornando reféns de aparelhos tecnológicos sem nem perceber essa falha. Texto meritório, parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Concordo! Cabe a nós utilizarmos toda a tecnologia que nos é oferecida a nosso favor. Saber a diferença entre o que é necessário e o que é vício, como você disse, é fundamental! Parabéns!

    ResponderExcluir